segunda-feira, 18 de maio de 2009

Rádio no Brasil


Extra-oficialmente, o rádio teria nascido no Brasil em 06 de abril e 1919, na cidade de Recife – Pernambuco, através de três profissionais: Oscar Moreira Pinto, Augusto Pereira e João Cardoso Ayres. Não existe documentos que comprovem essa afirmação.

1ª transmissão radiofônica oficial/comprovada

7 de setembro de 1992 – Centenário da Independência
Praia Vermelha – Rio de Janeiro (na época Capital Federal)
1º homem a usar o rádio – Presidente Epitácio Pessoa

Potência: 500 watts ( hoje as rádio possuem 100.000 watts/100 kilowatts)
Instalado no Alto do Corcorvado
80 aparelhos importados – Westhinhouse

- O evento foi político e os organizadores distribuiram alto-falantes (tipo corneta) ao longo da praia para o discurso do presidente.
- Após essas transmissões, o rádio passou a fazer transmissões “diretas” do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a aparesentação de óperas e peças musicais do gênero.

1ª rádio oficial do Brasil

20 de abril de 1923
Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
Fundada por Roquette Pinto e Henry Morize
Programação elitizada
Ideal de Roquette/Henry: “levar a cada canto desse País um pouco de alegria, ensino e educação”

Nesta época, o rádio era produto de intelectuais e cientistas (Henry e Roquette) e eles queriam produzir “uma emissora com nítido caráter educativo”

Como o rádio ganhou força, foi se espalhando pelo País. Ouvia-se rádio individualmente, em família, nos cortiços, etc. As pessoas tinham acesso ao rádio mas a programação era muito elitizada.

Mas como sobreviver, se não era permitido o chamado COMERCIAL?
Surgem novas modalidades de rádio, como veremos a seguir.

Rádio Clubes e Sociedades

Com essa disseminação do rádio começam a surgir novas modalidades de rádio: eram as rádios Clubes e Sociedades.
Funcionavam no sistema de contribuição dos ouvintes ou das pessoas que produziam as emissoras. Eventualmente, aceitavam a doações de empresas públicas e privadas.

Rádios Clubes: elas funcionavam com uma programação seleta e tinham a contribuição dos “sócios” que pagavam mensalidade e em troca recebiam um aparelho de rádio em casa.

Rádios Sociedades: quase no mesmo parâmetro só que o grupo de sócios era formado por sócios-empresários, sócios-industriais, etc , que acreditavam no potencial (lucro) do novo meio de comunicação.

FASE COMERCIAL

1930 – Reclames (introdução dos comerciais inicia-se a fase comercial)

decreto 20.047 – maio de 1931
decreto 21.111 – 1º de março de 1932

O decreto 21.111 autorizava a veiculação de publicidade, em nível de 10%, de cada 60 minutos de programação, ou seja, em cada hora de programas normais, 6 minutos poderiam ser destinados para “reclames”
Passou para 20% - 60 minutos = 12 minutos
Hoje 25% = 60 minutos = 15 minutos

Transformação do rádio: o que era educativo, erudito e cultural passou a tender para o popular e voltado para o lazer e a diversão

O aparecimento da publicidade causou um fato importante e provocou uma mudança significativa no rádio: o veículo começou a disputar mercado com outros veículos de comunicação como o jornal e as revistas, até então soberanos.

Essa reorganização do rádio, gerou 3 aspectos novos:

Status de emissora (empresas)
Desenvolvimento técnico (equipamentos e tecnologia da época)
Busca de Popularidade (audiência)


Com a busca dos recursos financeiros, o rádio ganha mais espaço e surgem novos aspectos que se tornam importantes para o Veículo:

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