sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Literatura no vestibular

O Sertanejo – José de Alencar

por Valérie Roberto

Conversando com meus colegas de pré-vestibular, perguntei sobre o que acharam de O Sertanejo. As respostas são as mais variáveis, de “não consegui a ler” ao “adorei”. Eu me classifico na turma do “adorei”. Talvez tenha adorado por não ter esperado muito. Se as expectativas são muito grandes, podemos nos frustrar. Não me frustrei.

A história em si é simples. Mas como assim “simples”, se o livro tem duas partes e mais de 200 páginas? Tão simples quanto possível seria para José de Alencar e um período da Literatura chamado Romantismo.

O Romantismo é o período da valorização das descrições idealizadas, das emoções exaltadas, do amor impossível, das mocinhas em perigo e dos heróis poderosos. Reflexo da tomada de poder pela burguesia francesa em 1789. No Brasil, o estilo literário chega após 1830 e logicamente é influenciado pelos acontecimentos recentes no Brasil tal como sua Independência. São características presentes e marcantes em O Sertanejo:

-Valorização da Natureza Brasileira;
-Regionalismo (O Sertanejo se passa em Quixeramobim, sertão pernambucano);
-Idealização tanto dos Cenários como dos Personagens;
-Amor Verdadeiro e Redentor;
-Sentimentalismo.

Características assim levam a descrições e mais descrições. Esse excesso de “rodeios” pode deixar sua leitura cansativa, ainda mais se você levar em conta o vocabulário de época. Mas tenha calma. Insista um pouco mais. Com um pouco de persistência e um dicionário por perto, você chega ao final do livro.

As personagens são planas. Do início ao fim, mantêm suas características e seus pontos de vista. Não se assustem com o português impecável dos personagens mais rudes. Estamos falando de Romantismo e Idealização. Algumas aventuras e habilidades do protagonista, Arnaldo, também nos deixam de cabelos em pé. Calma, ou você também questiona como o Super-Homem consegue parar um avião? Tudo é apenas entretenimento.

O Sertanejo foi concebido como um folhetim. Era publicado periodicamente em um jornal da época. Por este motivo, espere capítulos de tamanhos parecidos, algum suspense no final de cada um e maior ação para o final do livro. E por falar em final, não se frustre por ele. José de Alencar deixa bem claro no final, que O Sertanejo teria uma continuação. Infelizmente, José de Alencar veio a falecer antes.

Para finalizar, alguns links:

Grandes Mestres da Literatura Brasileira – edição simples em papel reciclado. Mas o que interessa é o conteúdo e o preço: R$ 6,90.
e-book: para quem consegue ler direto no computador.
O Sertanejo na Wikipédia
Jose de Alencar na Wikipédia
Sumulex Prof Alex sobre O Sertanejo

Nenhum comentário: