sábado, 29 de novembro de 2008


DIREITOS E DEVERES DA CIDADANIA

Dalmo Dallari

Cidadão, Cidadania e Integração Social

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. Por extensão, a cidadania pode designar o conjunto das pessoas que gozam daqueles direitos. Assim, por exemplo, pode-se dizer que todo brasileiro, no exercício de sua cidadania, tem o direito de influir sobre as decisões do governo. Mas também se pode aplicar isso ao conjunto dos brasileiros, dizendo-se que a cidadania brasileira exige que seja respeitado seu direito de influir nas decisões do governo. Nesse caso se entende que a exigência não é de um cidadão mas do conjunto de cidadãos.

Na Grécia antiga, como se lê no filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C), já havia o reconhecimento do direito de participar ativamente da vida da cidade, tomando decisões políticas, embora esse direito ficasse restrito a um número pequeno de pessoas. Em Roma, como anteriormente mencionado, foi feita a classificação das pessoas para efeito de cidadania. Os estrangeiros e os escravos estavam excluídos da cidadania, e, além disso, só uma parte dos cidadãos romanos gozava da cidadania ativa. E só o cidadão ativo tinha o direito de ocupar cargos públicos importantes e de participar das decisões políticas, especialmente através do voto.

Cidadania: Participação na Vida Pública

Foi a partir da concepção romana que se adotou o conceito de cidadania, na França do século dezoito, como foi acima exposto. E foi também a partir da França que se introduziu nas legislações modernas a diferenciação entre cidadania e cidadania ativa.
A cidadania, que no século dezoito teve sentido político, ligando-se ao princípio da igualdade de todos, passou a expressar uma situação jurídica, indicando um conjunto de direitos e de deveres, jurídicos. Na terminologia atual, cidadão é o indivíduo vinculado à ordem jurídica de um Estado. Essa vinculação pode ser determinada pelo local do nascimento ou pela descendência, bem como por outros fatores, dependendo das leis de cada Estado. Assim, por exemplo, o Brasil consideram seus cidadãos, como regra geral, as pessoas nascidas em território brasileiro ou que tenham mãe ou pai brasileiro.

Essa vinculação significa que o indivíduo terá todos os direitos que a lei assegura aos cidadãos daquele Estado, tendo também o direito de receber a proteção de seu Estado se estiver em território estrangeiro. Desde o começo do século dezenove foi estabelecida a idéia de que direitos específicos da cidadania são aqueles relacionados com o governo e a vida pública. Em primeiro lugar, o direito de votar e ser votado, mas a partir disso existem outros direitos exclusivos dos cidadãos. Entre esses se acha o direito de ser membro do Tribunal do Júri, além do direito de tter um cargo, emprego ou função na Administração Pública.

A Cidadania no Brasil Atual

A constituição Brasileira de 1988 assegurou aos cidadãos brasileiros os direitos já tradicionalmente reconhecidos, como o direito de votar para escolher representantes do Legislativo e no Executivo e o direito de se candidatar para esses cargos. Não ficou, porém, apenas nisso, sendo importante assinalar que essa Constituição ampliou bastante os direitos da cidadania.

Como inovação, foi dado ao cidadão o direito de apresentar projetos de lei, por meio de iniciativa popular, tanto ao Legislativo federal quanto às Assembléias Legislativas dos Estados e as Câmaras Municipais. Foi assegurado também o direito de participar de plebiscito ou referendo, quando forem feitas consultas ao povo brasileiro sobre projetos de lei ou atos do governo. Além disso, foi atribuído também aos cidadãos brasileiros o direito de propor certas ações judiciais, denominadas garantias constitucionais, especialmente previstas para a garantia de direitos fundamentais. Entre essas ações estão a Ação Popular e o Mandado de Segurança, que visam impedir abusos de autoridades em prejuízo de direitos de um cidadão ou de toda a cidadania.

A par disso, a Constituição prevê a participação obrigatória de representantes da comunidade em órgãos de consulta e decisões sobre os direitos da criança e do adolescente, bem como na área da educação e da saúde. Essa participação configura o exercício de direitos da cidadania e é muito importante para a democratização da sociedade.

Em todos os Estados do mundo, inclusive no Brasil, a legislação estabelece exigências mínimas para que um cidadão exerça os direitos relacionados com a vida pública, o que significa a imposição de restrições para que alguém exerça os direitos da cidadania. De certo modo, isso mantém a diferenciação entre cidadãos e cidadãos ativos. O dado novo é que no século vinte, sobretudo a partir de sua Segunda metade, houve o reconhecimento de que muitas dessas restrições eram anti-democráticas e por isso elas foram sendo eliminadas. Um exemplo muito expressivo dessa mudança é o que aconteceu com o direito de cidadania das mulheres. Em grande parte do mundo as mulheres conquistaram o direito de votar e de ocupar todos os cargos públicos, eliminando-se uma discriminação injusta que, no entanto, muitos efeitos ainda permanece na prática.

Por último, é importante assinalar que os direitos da cidadania são, ao mesmo tempo, deveres. Pode parecer estranho dizer que uma pessoa tem o dever de exercer os seus direitos, porque isso dá a impressão de que tais direitos são convertidos em obrigações. Mas a natureza associativa da pessoa humana, a solidariedade natural característica da humanidade, a fraqueza dos indivíduos isolados quando devem enfrentar o Estado ou grupos sociais poderosos são fatores que tornam necessária a participação de todos nas atividades sociais. Acrescente-se a isso a impossibilidade de viver democraticamente se os membros da sociedade externarem suas opiniões e sua vontade. Tudo isso torna imprescindível que os cidadãos exerçam seus direitos de cidadania.

Direitos e Deveres do Aluno


Direitos do Aluno
Participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas, destinadas à sua formação e promovidas pelo Colégio.
Ser considerado e valorizado em sua individualidade sem comparações nem preferências, pelos diretores, professores, funcionários e colegas.
Apresentar sugestões à Diretoria do Colégio.
Registrar queixa, por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiências de professores, diretores, funcionários e serviços do Colégio.
Defender-se quando acusado de qualquer falta, assistido por seu representante legal se necessário.
Utilizar as instalações do Colégio que lhe forem destinadas, na forma e nos horários para isto reservados.
Ser orientado em suas dificuldades.
Ter seus trabalhos, tarefas e provas devidamente corrigidos e avaliados em tempo hábil.
Requerer, através de seu responsável, 2ª chamada, revisão de provas e recuperação, observado o previsto no Regimento e na Proposta Pedagógica do Colégio Del Rey.
Tomar conhecimento, através do boletim escolar ou outro meio próprio, de notas e freqüência obtidas.
Requerer cancelamento de matrícula ou transferência, quando maior de idade, ou através do responsável, quando menor.
Deveres do Aluno
Freqüentar com assiduidade e pontualidade as aulas e demais atividades escolares.
Tratar com civilidade e respeito às normas de convivência, os diretores, professores, autoridades de ensino, funcionários e colegas.
Apresentar-se no Colégio devidamente uniformizado.
Respeitar as normas disciplinares do Colégio, dentro e fora dela.
Contribuir, no que lhe couber, para o bom nome do Colégio.
Colaborar na preservação do patrimônio escolar, respondendo e indenizando os danos que causar.
Comunicar à Diretoria o seu afastamento temporário, por motivo de doença ou outros.
Cumprir com rigorosa exatidão, as determinações da Diretoria, dos professores e funcionários.
Observar, fielmente, os preceitos de higiene pessoal bem como velar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, materiais e móveis do Colégio.
Abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato às leis, às autoridades escolares ou aos professores e funcionários.
Comparecer às solenidades e festividades cívicas e sociais promovidas pelo Colégio.
Agir com probidade, na execução dos trabalhos e provas escolares.
Através do responsável, pagar, com pontualidade, a anuidade, suas prestações e demais encargos ou taxas escolares, decorrentes de contrato de prestação de serviços que se firma automaticamente com a matrícula.
Obedecer aos dispositivos do Regimento Escolar.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Inglês


Como aprender a escrever 400 palavras em Inglês em apenas um minuto Se você pensa que estou brincando, experimente ler toda esta matéria e depois me conte. Comece logo a estudar Inglês que, diferentemente do que você pensa, é extremamente fácil de aprender. Bastando apenas a seguir regrinhas elementares.

Mas, antes de tudo, quero explicar que as Regras abaixo apresentam uma ou mais exceção, o que demonstra duas coisas: primeiro que tais exceções só servem precisamente para confirmar as Regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção... e não
aprender nada.


Regra 1
Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Vejamos agora um pouco das cento e tantas palavras que você já aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura deste artigo:

CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY
SIMPLICIDADE = SIMPLICITY
NATURALIDADE = NATURALITY
CAPACIDADE = CAPACITY


Regra 2


Para todas as palavras em português que terminem em "ÇÃO" (como a palavra NA-ÇÃO) tire fora o "ÇÃO" e coloque em seu lugar "TION" e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION (as respectivas pronúncias não importam no momento, e além disso você estaria sendo muito malcriado querendo exigir demais numa aula de graça!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras emque a imensa maioria delas se aplica a essa Regra:

SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION
NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION
SENSAÇÃO = SENSATION


Regra 3
Para os advérbios terminados em "MENTE" (como a palavra NATURALMENTE), tire o "MENTE" e em seu lugar coloque "LLY" (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em "L", como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas "LY"). Veja agora abaixo algumas delas:

NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY
ORALMENTE = ORALLY


Regra 4
Para as palavras terminadas em "ÊNCIA" (como no caso de ESSÊNCIA), tire o "ÊNCIA" e em seu lugar coloque "ENCE". Eis algumas delas abaixo:

ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE
ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE


Regra 5
E para terminar esse artigo, ficando ainda com mais água na boca, aprenda a última e a mais fácil delas (há um monte de outras regrinhas interessantes, mas não disponho aqui de espaço para tudo). Para as palavras terminadas em "AL" (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês.

Veja alguns exemplos:
NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL
FATAL = FATAL
SENSUAL = SENSUAL

Conforme você acaba de ver, a menos que seja um leitor preguiçoso e lento, não foi preciso gastar mais de um minuto para aprender 400 palavras em inglês. Façam o favor de dar crédito a quem lhes revelou a dica, tá? Mas não espalhem, senão o mundo vai aprender o idioma em 30 dias.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ética


Ética no trabalho

1 Seja honesto em qualquer situação.

2 Nunca faça algo que você não possa assumir em público.

3 Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.

4 Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.

5 Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.

6 Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.

7 Evite criticar os colegas de

trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara.

8 Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete.
9 Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção.
10 Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.
11 Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.
12 O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.
"Dê crédito a quem merece. Não aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa. Você pode ficar com fama de mau-caráter"
Célia Ribeiro, escritora
Fonte: Revista Você S. A. No 39 Editora Abril - www.abril.com.br

Ao telefone

13 Ao telefone: Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. "A pessoa do outro lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção", diz a consultora Adriana Gomes, do Grupo Catho.

14 Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho.

15 Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom - nem alta nem baixa demais.

16 Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.

17 Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião - a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.

18 Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.

19 Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.
20 Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.
21 Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.
22 Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal. Quem ouve a conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.
23 Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.
24 Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
25 Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone.
"Cuidado com intimidades. Só escreva em um e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para a pessoa"
Adriana Gomes, consultora vice-presidente do Grupo Catho
Clique aqui para ver as próximas dicas

Por e-mail

30 Um e-mail, apesar de também ser um documento, não deve ser tão formal quanto uma carta.
31 Elogie quem merece. Todos, inclusive alguém do alto escalão, gosta de um "tapinha nas costas".
32 Jogue fora todos aqueles e-mails que não servem para nada, como malas diretas, correntes e piadinhas infames. Só responda àqueles que realmente mereçam sua atenção.
33 Nada de mandar correntes, piadas - obscenas ou não - e pegadinhas por e-mail para quem não conhece.

26 Preto no branco: O mais importante é nunca, mas nunca mesmo, escrever algo que possa constrangê-lo depois. "Evite intimidades e só escreva em um e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para a pessoa", ensina Adriana Gomes, vice-presidente do Grupo Catho.

27 Frases de rotina, que são populares no jargão comercial do momento, tornam-se cansativas quando empregadas em demasia. Tome cuidado para não abusar de sua utilização.

28 Verifique sempre a gramática e a ortografia do texto antes de enviá-lo. Nada pior do que um texto cheio de erros.
29 Seja breve, claro e objetivo. Hoje em dia, ninguém tem tempo para ler textos extensos demais ou ficar pensando em palavras fora de contexto.
Clique aqui para ver as próximas dicas
Chefes

O subordinado amigo deve ao chefe a mesma deferência que os demais - e o chefe amigo precisa ser extremamente cuidadoso para não beneficiar o subordinado que lhe é próximo.
39 Se o chefe fizer a linha tirano, seja polido. Tentar uma intimidade forçada é uma humilhante perda de tempo.
40 Reconheça os erros, mas não exagere no arrependimento nem na culpa. A fala correta é: "não foi um erro intencional, isso não vai ocorrer de novo e vou remediar o acontecido".
41 Jamais diga a palavra problema para se referir a uma situação desfavorável. Dá a impressão de que você não consegue controlar a situção.

34 Procure ter um perfil claro da forma de ser e trabalhar do chefe. Converse com quem já foi subordinado a ele. Essas informações ajudarão a guiar suas atitudes e reações.

35 Por mais que ele permita uma relação de proximidade, imponha (sutilmente, claro) limites. Quando surgirem problemas, tanto você quanto ele podem adotar um tom pessoal demais na discussão. O que pode ser um erro, já que a corda sempre cede do lado mais fraco. Ou seja, o seu.

36 Deixe claro quais são as suas funções, principalmente se elas incluírem obrigações pessoais e particulares. Sobretudo, no caso de secretárias e assistentes que são encarregados de controlar as contas do chefe, organizar agenda, comprar presentes para os familiares etc.
37 Caso tenham afinidades ou amigos em comum, não há mal algum em fazer comentários pessoais. Mas seja discreto e tome cuidado para não parecer inconveniente nem puxa-saco.
38 A relação de trabalho é mediada pela hierarquia.
Clique aqui para ver as próximas dicas
Bilhete azul

42 Demissão de um colega: Só se manifeste quando ele puxar o assunto.

43 Diga o quanto lamenta e faça um comentário construtivo - "Você é um bom profissional, logo se recolocará".

44 Seja solidário, mas não exagere para não criar um clima de motim na equipe.

45 No dia seguinte, telefone para dar uma força e oferecer ajuda.

46 Ao demitir: Tenha claro o motivo da demissão e os números da indenização para informar o funcionário.

47 Esteja preparado para responder a perguntas como: "se surgir nova chance, você me contratará?" ou "posso dar seu nome como referência?" Nesse caso, só negue se a empresa proibir ou se tiver problemas pessoais com o demitido.
48 Comunique logo cedo ao funcionário. Se ele ficar deprimido, fale dos benefícios e demonstre que a empresa irá ajudá-lo a se recolocar. Se ele ficar irritado, informe-o sobre os direitos e não discuta.
49 Faça-o assinar a carta de demissão antes de deixar a sala. É um instrumento legal, exigido pela lei. Diga a ele o que fazer ao sair dali: ir ao RH, voltar para casa ou ao trabalho. Além de quando ele deve limpar as gavetas.

50 Ao pedir demissão: Comunique sua decisão à chefia com antecedência.
51 Deixe claro que está saindo não por insatisfação (por mais que seja verdade), mas por desejar novos desafios.
52 Diga ao empregador e aos colegas o quanto foi bom trabalhar com eles e, se fizerem festa de despedida, escreva uma carta de agradecimento.
53 Jamais fale mal do antigo empregador. Você pode precisar dele no futuro.
54 Ao ser demitido: Receba a notícia com dignidade. Perder a cabeça com reações de pânico ou raiva não resolvem a situação. Procure saber o motivo da demissão. Se perceber a chance de reverter a situação (o que é raro), argumente. Senão, reflita sobre as razões de sua dispensa para melhorar seu desempenho no futuro.
55 Só negocie a prorrogação dos benefícios até sua recolocação se tiver argumentos justos. Se for o caso, peça que lhe seja pago um processo de recolocação.
56 Comente a demissão com, no máximo, um ou dois colegas íntimos. Cuidado com observações levianas, que podem atrapalhar uma indicação.
57 Recolha suas coisas o mais rápido possível e discretamente.
Clique aqui para ver as próximas dicas
Em uma reunião

58 Para a reunião começar mal, basta chegar atrasado. Além de irritar quem chegou na hora, sua imagem fica péssima.

59 Normalmente, o chefe se senta à cabeceira da mesa. O ideal é conseguir sentar ao lado dele. Assim, você dá a entender que conhece seu lugar, demonstra apoio e deixa claro que não o ameaça.

60 Ler e pesquisar sobre o assunto em pauta vai deixá-lo em vantagem sobre aqueles que não se prepararam. Além de poder participar da discussão, a chance de dar um fora diminui muito.

61 Entrar numa reunião mudo e sair calado não é a melhor estratégia para seu chefe notá-lo.

62 Fale sobre suas idéias e, quando achar que deve discordar, não se acanhe. Apenas faça isso sem causar constrangimento e sem ofender os colegas.

63 O chefe deve ser o primeiro e o último a falar. Ou seja, é ele que abre e fecha a reunião.

64 Se for encarregado de conduzir uma reunião, lembre-se de que um bom condutor é aquele que expõe suas opiniões de modo que todos entendam, sabe ouvir e mediar conflitos.

65 Ao fazer um comentário, apresentar uma idéia ou sugestão, seja claro e objetivo. Resuma ao máximo o que tem a dizer para não tornar a reunião longa e cansativa demais.
66 Olhe para os outros quando estiverem falando para mostrar interesse. Não baixe os olhos para a mesa.
67 Apresente suas idéias ao chefe como recomendação e não como ordens. Senão você pode comprometer a autoridade dele diante dos demais participantes. O chefe não vai gostar nada disso.
68 É importante manter a postura durante uma reunião. Evite ficar andando de um lado para outro na sala enquanto estiver expondo uma opinião ou uma apresentação. Os participantes vão achá-lo um exibicionista.
“Nunca demonstre tédio. Tome cuidado para não ficar se mexendo ou esparramado na cadeira. Evite também tirar e pôr os óculos e ficar com as mãos nos cabelos”
Claudia Matarazzo

Maldades e fofocas

ou trabalho que você tenha ou faça em relação a seu amigo.
75 Deixe bem claro que é adepto do ditado "amigos, amigos: negócios à parte" e evite trabalhar em parceria com um grande amigo. Além de dar impressão de protecionismo, a relação pode comprometer o serviço e dificultar na hora de resolver os problema.
76 Evite falar de sua vida pessoal com quem você não conhece o caráter.
77 Não comente com qualquer um os seus resultados positivos, prêmios e novos projetos que lhe foram confiados.
78 Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente. Isso minimiza os atritos e evita que os outros reparem a incompatibilidade e façam fofocas.

69 Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. E aquele que lhe conta a última, pode levar, também, um comentário péssimo sobre você.

70 Evite fazer profecias. As previsões podem não se realizar e as palavras se voltarão contra você.

71 Não seja inconveniente, aparecendo em outros setores da firma sem ligar antes só para fazer um tricô rápido.
72 Mantenha a voz baixa, especialmente quando precisar falar de assuntos de caráter confidencial.
73 Quando se referir a um executivo da empresa numa conversa com os colegas, use o nome completo dele para evitar mal-entendidos.
74 Caso possua uma grande amizade no ambiente de trabalho, seja discreto. Nunca comente na frente de outros colegas os programas que você e o amigo fizeram no final de semana, pois isso desperta ciúme e compromete a imparcialidade de qualquer decisão
Clique aqui para ver as próximas dicas
Amor e trabalho

79 Você e um colega se apaixonaram:Se a empresa não proíbe namoro entre funcionários e vocês são desimpedidos, não vale a pena esconder. Os colegas desconfiam, descobrem e fofocam.

80 Antes de oficializar a relação, comunique o fato à chefia e preserve-se ao máximo.

81 Na firma, evite os apelidos carinhosos e telefonemas melosos. Nada de "fofo", "lindinha" e "neném".
82 Bilhetinhos e e-mails amorosos, que possam cair em mãos erradas, também estão fora de cogitação.
83 Não constranja os colegas nem cause falatório criando situações para ficar a sós com seu amado ou sua amada.
84 Cenas de ciúme e bate-boca são péssimas para sua imagem na empresa. Sugerem que você pode ser um funcionário desequilibrado.
85 Se brigar com ela (ele), deixe a cara fechada e a reconciliação para fora da empresa. Seu romance não é novela, para ser acompanhado capítulo a capítulo.
86 Não policie os horários da sua parceira (o) e muito menos crie empecilhos para que ele (ela) almoce com colegas ou superiores sob o argumento "você não liga mais para mim". Isso pode prejudicar a carreira dele(a).
87 Você e o chefe se apaixonaram: Em muitas empresas, trata-se de amor proibido. Vocês podem tentar escondê-lo por um tempo, mas correm sérios riscos.
88 Do ponto de vista ético, o melhor a fazer é pedir, rapidamente, uma transferência de departamento, já que o romance pode comprometer o trabalho
89 Se não for possível uma transferência, a saída mais correta é um dos dois pedir demissão.
90 Durante o período de impasse, ajam com absoluta discrição. Os fofoqueiros de plantão adoram comentar sobre situações como essa.
91 Paixão por alguém casado: Em casos assim, trata-se de nitroglicerina pura. Se o romance se tornar público, amor, trabalho e família viram um grande imbroglio e isso é péssimo para a carreira.
92 Se decidir sair de casa, comunique, sem revelar detalhes, a mudança de endereço e o novo telefone para a secretária do setor. E avise seu chefe sobre sua separação.
93 Evite comentar o assunto em voz alta e não transforme seu drama em tema de debate no fumódromo.
94 Se não conseguir disfarçar o sofrimento, invente uma desculpa. Diga que está doente ou que um parente querido morreu recentemente.
95 Procure evitar que seu ex mantenha contato com secretárias e outros funcionários do seu departamento. Se ele(a) estiver furioso e magoado, certamente fará a sua caveira e falará mal de você.
Clique aqui para ver as próximas dicas

Monitoria


A monitoria, com a finalidade de valorizar a participação dos alunos em atividades teóricas e práticas, bem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente, implementa o seu Programa de Monitoria.


FINALIDADE

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação.

A monitoria tem por finalidade contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando o conteúdo obtido em sua formação.

OBJETIVOS:

• I. estimular a iniciação à docência;
• II. promover a cooperação entre os professores e alunos;
• III. contribuir para a melhoria da qualidade de ensino;
• IV. dinamizar as ações didático-pedagógicas e educativas.

sábado, 22 de novembro de 2008

Meus comentários

Helena disse...

Hoje dezoito de agosto de dois mil e oito,foi o primeiro dia que virei monitora.gostei muito,apesar de não ter colaborado muito;pois os monitores aparentam ser profissionais,vou aprender cotidianamente.pesquisei sobre:calor latente,o histórico do banco do Brasil e fiz o resto dos meus deveres.No fim o professor ademildo me auxiliou sobre o laboratório e acredito que vou me dar bem e aprender muito.obrigada!



18 de Agosto de 2008 21:55
Helena disse...

Eu retorno a noite,aos poucos irei aprender o máximo que precisarei;pois nada é o bastante.Aprenderei tudo para viver em sociedade;da mais diversa justiça.hoje só fiz estudar e observar os profissionais atuarem,a convivência me dará o prestigio de um dia ser uma profissional,na área que eu desejo.
18 de Agosto de 2008 22:00

19 de Agosto de 2008 16:29
Helena disse...

hoje foi muito produtivo.pois o meu colega Alexandre ensinou-me a fazer o blog e outras coisas, e observei-o,e creio que irá dar certo,pois eu achei fácil.A cada dia estou ajudando os meus neurônios a trabalhar mais e mais,e que funcionarão mais rápido.Estudei português:pronome , fiz o trabalho do curso de enfermagem para idosos que faço aos sábados,e pesquisei sobres as doênças mais freqüentes na 3° idade.
19 de Agosto de 2008 16:00

Helena disse...

hoje eu pesquisei:matrizes,calor latente,li um pouco do livro"Inocência" ,e após chegou a sala 16 que,quem estava coordenando era a professora Noélia,um meinino que em vez de pesquisar o assunto atribuido pelo professor,estava em um site proibido para a educação.Outro trocou o papel de parede do computador.O Narcélio esteve aqui para o Alexandre digitar um projeto dele.
Aprendemos que a justiça faz o injusto pensar no que é realmente errado,para viver dentro da sociedade e projetar o certo.

Vivemos para acertar,mas se erramos,andamos,cremos e pensamentos positivos que um dia chegaremos lá!
Bom aprendi no 3° dia mais coisas,e que ordens é para ser seguidas.
Obrigada!


Helena disse...

hoje á noite eu fiz algumas pesquisas do colégio.E fiquei ajudando os alunos.Estou aprendendo muito com os meus colegas.
Nunca entra-se em uma guerra com armas artificiais,e,sim com as armas mais importantes: a humildade,a sinceridade e a
força de vontade.

Obrigada!
20 de Agosto de 2008 21:52


Helena disse...

Hoje pesquisei sobre:fases da matéria,antropocentrismo,humanismo e individualismo,eu entregava a folha para os estudante colocarem o nome.Depois eu fiz alguns testes na internet para testar o qi.
Obrigado professor Ademildo pela oportunidade.
21 de Agosto de 2008 16:45

Helena disse...

Hoje pesquisei sobre autores do romantismo brasileiro,depois o A Alexandre ensinou-me a criar um slide, e depois digitei o que aconteceu na reunião do núcleo gestor.No dia 23/08/08
25 de Agosto de 2008 14:29

Helena disse...

Hoje eu pesquisei sobre:metrificação,a história do banco do brasil.Não veio ninguém pesquisar hoje aqui,só uma menina marcou uma hora.O Alexandre me explicou sobre achar uma cidade,país ou rua através do satélite.
26 de Agosto de 2008 16:1

Helena disse...

logo no começo teve o curso dos professores e funcionários,depois o professor Ademildo foi para o auditório terminar o curso,fiquei no laboratório com o Alexandre,ajudando e apredendo.
Pesquisei sobre:cultura afro-brasileiro e aquecimento global.



Helena disse...

Hoje eu digitei a planilha de acompanhamento.pesquisei:indefinite pronouns, nomes científicos de plantas;e postei meu comentário no meu blogger.
E me esqueci postar no meu blogger;mas adorei as regras
29 de Agosto de 2008 17:06


Helena disse...

Hoje depois de duas semanas virei realmente monitora.
fiz várias coisas:
digitei todas as redições que eu tinha em mãos.Pesquisei sobre:alimentação,anorexia e bulimia,trabalhos de ed.física.E passei nas salas para avisar do curso que terá reunião segunda dia oito ás oito e quarenta da manhã.e fiz por último as paisagens do paint.
ufa!mas estou adorando,tá.
1 de Setembro de 2008 19:44

Helena disse...

Hoje á noite eu pesquisei na internet cursos,e faculdades públicas.Depois chegou á hora do intervalo quando um menino estava olhado o orkut,eu reclamei com ele,ele me chamou de louca.vê se pode.
1 de Setembro de 2008 21:29

Helena disse...

Não pude comparecer ontem,dia dois de setembro de dois por dois casos:

*pela parte da tarde fui para uma reunião,que terminou as quatro horas.
*pela parte da noite fui para o ensaio do coral,que terminou as oito horas.
Hoje três de setembro não pude estar aqui por que tive que estudar para o trabalho da professora Dudu;e para o trabalho do professor Eron.


Helena disse...

hoje só apareceu uma menina e um rapaz para pesquisar,assim eu aproveitei para estudar para o trabalho de matemática,e pesuisei plantas,só isso.
3 de Setembro de 2008 21:41

Helena disse...

hoje eu cheguei a professora Wládia estava aqui,depois apareceu o aluno Diego e depois não apareceu ninguém.Depois o Alexandre mandou eu fazer no quadro atalhos do windows e o do linux.só isso.
4 de Setembro de 2008 16:23

Helena disse...

esqueci de postar sexta dia cinco de setembro,mas agora irei comentar.
Sexta veio três salas para o laboratório,uma da professora Wládia que mandou os alunos fazer o e-mail e a outra sala foi da professora dudu que era aula de religião mandou os estudantes pesquisar sobre são Luís Gonzaga,e depois veio a Professora Renata para que os alunos jogasse os jogos educativos.Eu e o Alexanre e o Valdir estavámos auxiliando.
8 de Setembro de 2008 13:45

Helena disse...

hoje a tarde eu pesquisei várias coisas do trabalho que a professora Noélia sobre distúrbios alimentares como:anorexia,bulimia,anemia,obesidade...etc.
Depois eu coloquei uma postagem para que o professor ademildo possa fazer críticas construtivas e sugestões.
8 de Setembro de 2008 20:06

Helena disse...

Hoje a noite pesquisei mais coisas para o trabalho de educação física,e depois eu resolvi todos os meus deveres.Estavam aqui a noite o professor João Ibernon,a aluna camila do grêmio,a camila e amanda que estuda a tarde,a ana carla e seu namorado.
só isso.
8 de Setembro de 2008 21:19


Tandi disse...

Honte a noite eu ajudei o Seu João a fazer uma ficha de escrição dos alunos.
9 de Setembro de 2008 16:20

Helena disse...

Hoje eu pesquisei sobre massa molecular e massa atômica,e coloquei no meu arquivo fotos de distúrbios alimentares.A aluna renata e a maria estava aqui.O aluno robério que veio de short não quis vestir a calça e foi embora.
9 de Setembro de 2008 16:20


Helena disse...

hoje eu pesquisei sobre:
*distúrbios alimentares
*Teste vocacional
*massa molecular e massa atômica
*calor latenta

O que eu fiz hoje?
*O Alexandre ensinou-me a gravar no cd,que eu sabia pouca,pois aprendemos só na teoria.

E,O que aconteceu?
*Estiveram várias estudantes pesquisando
sobre assuntos múltiplos.
*ás 2:40 aconteceu uma fallha de energia.
*O aluno alexandro pediu o diretor Denis Aur para compor as turmas do curso de informática,e ele aceitou.
10 de Setembro de 2008 16:38


Helena disse...

O que fiz hoje?

*auxiliei os alunos do curso;
*digitei meu comentário no blog do curso2
*arrumei meu blog
10 de Setembro de 2008 21:14

Helena disse...

hoje,o que foi que fiz?

*auxiliei os alunos do curso
*arrumei meu blog
*pesquisei,e estudei um pouco sobre o trabalho
11 de Setembro de 2008 21:40


Helena disse...

Não poderei comparecer amanhã,porque sou da pastoral do acolhimento,e passaremos o dia inteiro lá,ouvindo palestras e só irei está em casa no sábado á noite.dormirei no convento.Isto tudo é para preparar para a festa de são francisco.
11 de Setembro de 2008 21:43

Helena disse...

hoje foi muito proveitoso,por ter uma turma bastante agitada e integrada conosco.Gostei muito espero que todos sejam iguais a este.
15 de Setembro de 2008 21:18

Helena disse...

hoje foi um dia movimentado.Estudei sobre pirâmides,e fiz vários e-mail e ajudei algumas pessoas a fazer,depois fomos para o curso de movier maker e depois redigi o no meu blog o que aconteceu no curso,e continuei a fazer e-mail.


Helena disse...

hoje dezesseis de Setembro teve o curso dos professores e funcionários,e a aula foi sobre o powerpoint,e quem ensinou-os foi o monitor Alexandre em que é especialista,foi bastante divertido observar as frases que eles colocavam,interessante.
17 de Setembro de 2008 15:01

Helena disse...

Bom,hoje só quem esteve presente para fazer pesquisa, foi o professor de Ed.Física João Ibernon.
Eu fiz:
*Pesquisei sobre redação;
*passei vídeos para o meu blog;
*estudei algumas matérias.


Helena disse...

Hoje eu pesquisei várias matérias,e peguei o tempo para estudar matemática.Na primeira e segunda aula a turma do Bruno estavam aqui pesquisando sobre karl Marx,e depois o aluno Darlan foi flagrado vendo o ORKUT e o Alexandre mandou-lhe se retirar.
8 de Outubro de 2008 16:50

Helena disse...

Hoje eu auxiliei o monitor Tandi,que a aula foi sobre BR.OFFICE.Foi bastante produtivo por ser uma turma bastante motivada a aprender.
8 de Outubro de 2008 21:28

Helena disse...

Hoje eu e o Alexandre,nós digitamos todos os trabalhos de história do turno da noite.Eu arrumei as cadeiras,não veio ninguém pesquisar.
9 de Outubro de 2008 16:53

Helena disse...

Hoje á noite não compareceu nenhum aluno para fazer pesquisas.
Eu olhei um site de medicina e da UFC e UECE.

Foi só isso.
9 de Outubro de 2008 21:22

Helena disse...

Hoje eu pesquisei sobre:
*vestibulares;
*saúde;
*medicina;

Helena disse...

Hoje á tarde,nós monitores tivemos a tarde exclusivamente vaga para estudar.Estando no cargo Na equipe de mídia de redatora,estudei sobre redação e sobre os tipos de redator(a),depois estudei sobre ética profissional,para mim foi uma multiplicação de um auto-conhecimento.Espero que todos se esforçem e a equipe dê certo.
13 de Outubro de 2008 20:34


Helena disse...

ocorreu no dia 13/10/08,mais um curso dos estudantes da escola FP,em que o programa hoje foi o "CALC",que os componentes do curso se entusiasmaram muito.
13 de Outubro de 2008 21:48

Helena disse...

hoje 11/10/08,eu fiz só pesquisar,e ajudei a Renata a olhar o seu blog,e a Robenilda a fazer um trabalho.Depois fui pesquisar sobre:
*inglês;
*espanhol;
*testes de vestibulares;
*redação.

Postado por:

Helena Aguiar


Helena disse...

Hoje eu fiz:
*Fui nas salas saber a série.
*digitei uma planilha para o professor Ademildo.
*Atualizei o meu blog.
O Walderlan do 3ºano,veio pesquisar.
14 de Outubro de 2008 21:55


Helena disse...

No dia dezesseis de Outubro de 2008,ocorreu no L.E.I,duas reuniões:uma dos momitores,e os da equipe de mídia,os da equipe estava:eu(Helena),Tandi e Alexandre,e a Marniele.Correu tudo nos conformes,Pois a reunião foi para dar observações de limpeza dos computadores....E do compromisso com a própria equipe.Depois os dois técnicos:Fagner e Charleandro da 7ªCREDE,resolveram os problemas de conexão.
17 de Outubro de 2008 16:55


Helena disse...

No dia dezesseis de Outubro de dois mil e oito,no horário noturno ocorreu o curso de informática como habitualmente;quem auxiliou foi o professor Ademildo,pois os meninos estavam fazendo um trabalho para o núcleo gestor.Diante disso eu estudei sobre fonologia,e ajudei um pouco tanto na aula,como no trabalho que os monitores estavam fazendo.
20 de Outubro de 2008 13:42

Helena disse...

No dia 18/10/08,passei a maior parte do tempo na sala da Taylana ajudando-a no projeto.De 2:00 á 16:30 fiquei lá ajudando,depois voltei para o L.E.I,e fiquei estudando.
Helena


Helena disse...

No dia 20/10/08,compareci pela tarde e noite,em que o professor Bruno,da disciplina de geografia trouxe os alunos do 1°"F" e 1º"G",Para pesquisar sobre:
*Depressões;
*Planaltos;
*Planícies..etc.
Em que alguns alunos demonstraram desinteresse,mas apesar disso ainda existem alguns motivados e interessado.O monitor Alexandre ensinou-me a instalar o sistema operacional.
Pela noite,teve o curso em que os meninos ensinavam,e eu(Helena) e a Rita,nós auxiliamos.

Postado em:23/10/08

Helena


Helena disse...

No dia 21/10/08,ocorreu que nós monitores fomos arrumar a sala do novo laboratório de informática,em que estava:Alexandre,Tandi,Ademildo,Sharliandro,e eu(Helena).Nós instalamos o linux,e depois o professor Ademildo pediu-me para auxiliar a professora Socorro,para ajeitar um texto.
Não pude comparecer á noite porque tinha aula para pagar.
23 de Outubro de 2008 15:25

Helena disse...

No dia 22/10/08,ocorreu que o professor Bruno,trouxe a turma do 2°E para fazer pesquisas.
Estudei sobre:
*reprodução do mundo plantae;
*Revolução Francesa;
*Medicina.
23 de Outubro de 2008 15

Helena disse...

No dia 22/10/08,ocorreu que eu estudei o livro,que estou na parte de "internet",e estudei espanhol,e Biologia e Física.
Depois entrou uma turma da professora Celene para a feira científica.(Tarde)

De noite,auxiliei,duas meninas do curso.Depois estudei português.Foi fotografar o grupo da professora Celena ensaiando.(Noite)
24 de Outubro de 2008 13:46

Helena disse...

Hoje á tarde fui para o L.E.I,mas quando deu 2:00 fui para a multimeios para terminar umas pesquisas do trabalho de Biologia.Depois voltei 3:00 e auxiliei a aluna Renata fazer e-mail,e outras meninas.


Helena disse...

Hoje á noite ocorreu o último curso,em que foi revisado todo o conteúdo para a prova.O Tandi falou o que era para fazer.
Pesquisei sobre "Estudo dos Gases",e atualizei meu blog,e ajudei uma menina dificuldades no conteúdo.
27 de Outubro de 2008 21:44

Helena disse...

Hoje 28/10/08,ocorreu pesquisei sobre massa atômica e molecular,depois comecei a digitar o meu trabalho de História.Após isso fui para a multimeios fazer um trabalho de História.Compareceu 3 alunos,e depois foram embora.

Helena
28 de Outubro de 2008 16:35


Helena disse...

Hoje 29/10/08,passei uma parte do tempo fazendo trabalho e depois,li umas páginas do livro.Depois estudei um pouco no meu blog.Depois fui para a casa cedo,pois tinha que fazer educação física.

Helena
31 de Outubro de 2008 13:42

Helena disse...

Hoje 30/10/08 eu digitei meu trabalho de história e depois estudei geografia e li o livro.
31 de Outubro de 2008 13:48

Helena disse...

hoje estudei português e pesquisei sobre:
*os estados-gerais
*revolução Francesa

Depois fiquei pesquisando no google diversas matérias.
31 de Outubro de 2008 16:57

Helena disse...

Hoje á tarde:04/11/08,estudei sobre ênclise, próclise e mesóclise e depois o professor Ademildo ensinou-me á montar o Data-Show.E estudei também para o trabalho de matemática.
4 de Novembro de 2008 21:28


Helena disse...

Hoje á noite ficamos estudando o conteúdo e revisamos.Depois fui estudar português e matemática.Hoje estiveram alguns alunos pesquisando sobre
*câncer de pele;
*dança.
4 de Novembro de 2008 21:3

Helena disse...

Hoje á tarde fiquei estudando e pesquisando algumas matérias.

Estudei:
*Uma parte do livro que o professor Ademildo mandou-nos.

*Revolução Francesa.

E fiz meus deveres do colégio e estudei um um pouco de English.
5 de Novembro de 2008 19:1

Helena disse...

hoje,05 de Novembro de 2008,ocorreu que estudei português ,matemática e algumas questões de testes de vestibulares da UFC,depois fuí começei a elaborar um projeto no "impress",para o trabalho da professora Isabel no conteúdo da Revolução Francesa.Revisei o "impress",calc,writer.

Hellena
5 de Novembro de 2008 21:52

Helena disse...

No dia 07/11/08,de 13:00H ás 17:00H,ocorreu:

*13:10H ás 14:00H - Limpeza do armário e organizá-lo.

*14:00H ás 14:30H - pesquisei literatura.

*14:30H ás 15:00H - comecei á fazer um trabalho de biologia na multimeios.

*15:00 ás 16:00 - Terminei o trabalho.

*16:00 ás 17:00 - conclusão do trabalho.
7 de Novembro de 2008 16:49

Helena disse...

No dia sete de novembro de 2008,houve uma reunião que os meninos avisaram-me que eu teria que dar umas aulas para ele,nesse contexto o Alexandre falou demais,dizendo que teria que dar aulas.Na hora que ia apresentar o Alexandre saiu.
Revisei e briquei nos programas educativos,e no coreldraw.
7 de Novembro de 2008 22:03

Helena disse...

No dia 11/11/08,ocorreu que os candidatos á monitoria estavam em testes e ficaram estudando.Teve a 1ª aula de reforço escolar dos alunos da escola Adauto Bezerra e se tratava das matérias:
*português;
*matemática;
E depois eu corrigir as cartas que os alunos mandaram um para o outro.
11 de Novembro de 2008 13:46

Helena disse...

No dia 11/11/2008, no período da noite ocorreu a iniciação do curso e os favoritos são as pessoas do turno da noite.Uns escolheram fazer o curso á tarde e outros da parte da manhã.Os pré-vest ficaram uma vez por semana no período da noite.


Helena disse...

Hoje á tarde teve dois imprevistos,um de um aluno está olhando "ORKUT" e outro aluno estava chutando o outro.O Alexandre estava no auditório,e os monitores com exceção do Janael,os outros estavam no outro L.E.I.
12 de Novembro de 2008 21:41

Helena disse...

No dia 12/11/08 teve várias pessoas pesquisando sobre diversos assuntos,desde o assunto "calendário" até "dança".O Alexandre foi montar o Datashow para a palestra sobre diabetes.
12 de Novembro de 2008 21:47

Helena disse...

No dia 13/11/08,ocorreu que foi o dia em que apresentei a minha primeira aula que por motivos que o núcleo gestor estava fazendo matrículas,não deu para fazer uma conta para postar o comentário,e por este motivo passamos para o conteúdo do Tuxpaint que fiz o máximo para explicar tudo que eu havia aprendido.Depois por ter muito tempo suficiente começamos,eu e o Alexandre com o "Writer".
14 de Novembro de 2008 20:54

Helena disse...

No dia 14/11/08 no local do L.E.I,estudei as diversas matérias de tarde e noite,e a noite a coordenadora pedagógica Taylana me pediu que eu acompanhasse as mulheres e passasse nas salas com elas que são da casa de oração.
17 de Novembro de 2008 21:35

Helena disse...

Hoje á tarde teve a avaliação dos novos monitores em que foram aceitos.Depois fui montar um ditado de 20 palavras,e depois fui digitar tudo que aconteceu na avaliação.
17 de Novembro de 2008 21:39

Helena disse...

No dia 17/11/08 estávamos no local do L.E.I quando chegou a Brena com a roupa inadequada e o Denis aceitou e adiante chegou um grupo de alunos com a vestimenta imprópria,ele disse só hoje.Eu fiz um relatório para o diretor assinar,mas ele não quis.Depois publiquei uma postagem no blogger.
17 de Novembro de 2008 21:48

Helena disse...

No dia 18/11/08 na período tardio esteve o curso,que o monitor era o Alexandre e os monitores Novos e "eu" estávamos monitorando.A aprendizagem dos membros do curso de "INCLUSÃO DIGITAL" está ampliando cada vez mais.
19 de Novembro de 2008 20:29

Helena disse...

No dia 17/11/08 na parte noturna esteve mais uma turma que o monitor responsável foi o "Tandi",que depois de ensinar o conteúdo foram assistir o filme.O desempenho deles estão muito bem.
19 de Novembro de 2008 20:38

Helena disse...

No dia 19/11/08 na parte tardia fiquei estudando "matemática" e português e inglês.E a Taylana me pediu para auxiliar a perda de rede do notebook.E depois a Professora Elisa Mara me pediu o CD do office para instalar na sala dos professores,só que não deu certo.
19 de Novembro de 2008 20:50

Helena disse...

No dia 19/11/08 ocorreu que passei o período noturno estudando diversas matérias e estudei no wikipédia a história da "LINUX",e depois fiz testes de vestibulares pela internet.
19 de Novembro de 2008 21:4

Helena disse...

Bem,hoje a tarde foi monótona pois não tinha nada para fazer e diante dessa contradição fui estudar para o simulado,que será dia 24/11/08;estudei interpretação de texto e p.a e p.g (matemática)mas antes a turma do professor Bruno esteve pesquisando sobre "linhas imaginárias" e "coordenadas geográficas.
21 de Novembro de 2008 16:38

Helena disse...

No dia 21/11/08,ocorreu uma reunião,em que foi feita uma síntese da reunião passada que na qual não compareci.
Foi abordado pelo coordenador do L.E.I dois assuntos;

*falta de comunicação;
*falta de entrosamento;

Diante disso eu peço desculpas por tudo e agradeço,pois o Sr.foi justo,pois deveria ter comunicado mais especificadamente.

Obrigada,
Hellena
22 de Novembro de 2008 08:54

Avaliação dos monitores

Às 13:50H,do dia dezessete de novembro do ano de dois mil e oito,no local do L.E.I os candidatos á monitoria se expressam dizendo o que aprenderam na semana voltada ao estudo.

1.O que fizeram nas horas que estavam no laboratório?
Bruna- fiquei estudando,e quando restava tempo fiquei “brincando”com os jogos educativos.
Jairta-fiquei estudando os programas da “LINUX”,e “brincando” com os jogos educativos.
Janael-fiquei estudando os programas da “LINUX”,e “brincando” com os jogos educativos.

2.Qual a avaliação que vocês fazem dos monitores?
Bruna-responsabilidade e prestativos.
Jairta-o trabalho é grande,eles têm muita paciência.
Janael-São dedicados,e é um preparo para o mercado de trabalho.


3.Quais as dificuldades que vocês obtiveram?
Bruna-O CD que não acertei.
Jairta- nenhuma.
Janael-Na hora de abrir o CD e em alguns momentos.

4.Em qual aspecto vocês diriam que se saíram melhor?
Bruna- No relacionamento com o grupo.
Jairta- Na monitoria.
Janael- No relacionamento.


5.Vocês foram assíduos?
Bruna-Sim.
Jairta-Sim.
Janael-Sim.

6.Vocês foram pontuais?
Bruna-sim.
Jairta-nem sempre,às vezes chego pontual,outras não dá.
Janael-sempre.

7.Vocês faltaram. Por que?
Bruna-não.
Jairta-faltei,por motivo de doença.
Janael-faltei por ter saído do colégio quarta-feira da educação física tarde.

8.Qual a avaliação que vocês vêem dos monitores?
Bruna-responsabilidade e disposição.
Jairta-É um bom trabalho.
Janael-Perfeito,é bastante organizado.

9.Vocês fizeram algum tipo de anotação?
Bruna-não.
Jairta-não.
Janael-não.

10.Falem de todos os monitores?
Bruna-A Helena é legal,responsável e pontual,o Alexandre é pontual e sabe de muita coisa,o Tandi é legal.
Jairta-A Helena é responsável e centrada,o Alexandre é legal,já o Tandi parece que o cargo de monitoria sobe a cabeça dele,pois em certos momentos ele é ignorante.
Janael-A Helena é centrada,sabe fazer a divisão do tempo,o Alexandre me aconselha muito e o Tandi é legal.

11.O que você mudaria no perfil do laboratório?
Bruna-organização.
Jairta- organização.
Janael-a divulgação dos “jogos educativos”.

12.Vocês usaram o tempo para estudar?
Bruna-nem tanto.
Jairta-sim.
Janael-quase todos.

13.Vocês estiveram a preocupação de ter uma organização?
Bruna-sim.
Jairta-sim.
Janael-sim.

14.Qual a nota que vocês lhe dariam?
Bruna-7,0.
Jairta-8,0.
Janael-8,0.

15.Qual o verdadeiro papel de um monitor?
Bruna-responsabilidade,pontualidade e vestimenta.
Jairta-aparência,e ter uma sintonia.
Janael-auxiliar os alunos.

16.Vocês se sentem preparados?
Bruna-sim.
Jairta-sim.
Janael-sim.

17.O que vocês esperam do coordenador?
Bruna-que ele seja legal na hora do carinho e da bronca.
Jairta-que seja um espelho.
Janael-o nosso orientador.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Preposições

Commonly used prepositions
Aboard a bordo, dentro From de onde
About sobre In em
Above acima de Inside dentro
Across através de Into em, dentro
After depois Like como
Against contra Near perto
Along ao longo Of de
Among entre Off perto de, fora de
Around ao redor de On sobre, em
At em, por, para Out para fora
Before antes Over sobre
Behind atrás Past depois de
Below abaixo Since desde
Beneath abaixo Through através de
Beside ao lado Throughout em toda parte
Besides além de Till até
Between entre To para
Beyond além de Toward em direção a
But (meaning except) exceto Under abaixo
By por Until até
Concerning concernente a Up para cima
Down através de, em baixo de Upon sobre
During durante With com
Except exceto Within em, dentro de
For por, em vez de Without

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Linux Educacional.


linux educacional
linux educacional
O linux é um sistema operacional, ou seja, ele é responsável pela interface homem máquina. Foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Trovalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área de informática, etc.
Já o linux educacional é uma compilação do linux (distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de informática educacional (LIE) e escolas.
Em sua versão 1.0 traz como interface gráfica o KDE 3.5, além de softwares educacionais vem também com aplicativos de uso geral como a suíte de escritório BrOffice.org 2.0, software para gravação de CD/DVD k3b 3.5.5, o browser Iceweasel 2.0.0.3 entre outros.
Caso tenha interesse em testar esta distribuição o download poderá ser feito no site http://www.webeduc.mec.gov.br, box do Proinfo.


História do linux educacional?
Instalação?
Comando no modo Konsole?
Ambiente Gráfico - KDE
BrOffice.org
Navegador Iceweasel
Jogos Educacionais

Gerúndio(inglês)

ste gerund (inglês) não é o mesmo gerúndio (português), observe as diferenças entre os cognatos:

1. Preposição + gerund, ou seja, depois de preposição é preciso usar o gerund:

Exemplos:
- He is interested in buying the car. (Ele está interessado em comprar o carro)
- She turned off the TV by pushing the Button. (ela desligou a TV ao pressionar o botão)

- Susan left without saying goodbye. (Susan saiu sem dizer tchau)

2. Verbos que regem gerund. Verbos que exigem o gerund como objeto:
Exemplos:
I´ve finished painting the kitchen.
(agora há pouco terminei de pintar a cozinha)

Do you enjoy listening to country music?
(você gosta de ouvir música sertaneja?)

Mary avoids meeting her former boyfriend.
(Mary evita encontrar seu ex-namorado)

Would you mind closing that window?
(você se importaria de fechar aquela janela?)

Mr. Silva usually postpones making important decisions.
(o Sr. Silva geralmente adia tomar decisões importantes)

We would apprecieate receiving an answer.
(apreciaríamos receber uma proposta)

I couldn´t resist eating another piece of pie.
(Não pude resistir de comer mais um pedaço de torta)

3. Verbo to GO + gerund (relacionado com atividades esportivas):
Exemplos:
The boys are going swimming.
(os meninos estão indo nadar)

My uncle went finishing last Saturday.
(meu tio foi pescar sábado passado)

Let´s go skating! (vamos patinar!)

4. O gerund sendo usado como sujeito:
Exemplos:
Swimming is na excellent exercise. (nadar é um excelente exercício)

Listening to music is my favorite pastime.
(ouvir musica é meu passatempo favorito)

5. O gerund pode ter a função de substantivo:
Exemplos:
Everyone admires Suzy´s typing.
(todo mundo admira a datilografia da Suzy)

This house needs a good cleaning.
(esta casa precisa de uma boa limpeza)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Resumo de 13/11 /08

Ás13:20H,do dia treze de novembro do ano de dois mil e oito,ocorreu em uma quinta-feira no local do L.E.I a primeira aula da turma 04 em que a monitora responsável foi a Helena,em que ensinou-os a utilização de cada ferramenta do "TUXPAINT" e não foi criado a conta do google,porque estava havendo as matriculas na secretária e não pôde interferir.Foi observado um aluno olhando o "ORKUT" quw mandamos falar depois com o coordenador do L.E.I.
O monitor Alexandre deu inicio a utilização e o manuseio do teclado e os atalhos,e digitaram no writer,como foi a aula.



Freqüência,turma 04

Maria Mayane Mariano da Cruz
Maria de Fátima da Cruz
Caique Almeida da Silva
Francisco Reginaldo Teixeira da Silva
Jaqueline Freitas Costa
Antonia Wisliana Ferreira de Sousa
Francisco Everton Sousa Viana
Francisca Jessica Sousa Silva
Rosilene da Silva Canuto
Francisca Diana Vieira Maciel
Domingos Costa Nascimento
Francisca Cleissi Brito Feitosa
Fefferson Ferreira Pinto
Edmilson Matino da Silva
Joosiel Robério Nascimento
Ricardo Silva Daniel
Antonia Jucilene Caruca
Roberta Alves Lima Cordeiro.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Reunião para decisão das turmas do curso."

Ás 19:33H,no dia 10 de novembro do ano de 2008,no local do auditório do colégio Frei Policarpo,que foi discutido á iniciação do curso de informática via "LINUX",em que esse projeto é exclusivamente educacional,voltado para a aprendizagem,mesmo aqueles que têm alguma noção com a informática poderão fazer o curso.Mas esse projeto é prioridade dos alunos do turno da noite,e se a turma incompleta poderão dar oportunidade aos outros turnos.
O coordenador do L.E.I,professor Ademildo fala que terá 3 horas de curso presenciais e 1 hora á distância.
Denis Cavalcante Aur, diretor da escola Frei Policarpo em que a prioridade é os estudantes e depois será repassado para toda á comunidade,e que se não comparecer as aulas será difícil ficar no curso e ganhar um certificado.

Hellena

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Freqüência da turma:02,terça-feira/tarde

Robenilda Alves da Silva
Selmilany Castro Braz
Francisca Iara Maciel Sousa
Antonia Aparecida Sousa Silva
Gesliana Sousa Furtado
Jucelino Ferreira Mateus

Monitor responsável: Alexandre

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Atividade de reforço.

Cartas

De: Francisco José
Para: Francisca Maria

Francisca Maria,você acertou algumas continhas e eu na primeira vez acertei três.
Francisca Maria você leu o texto e se atrapalhou com algumas palavras ,eu me atrapalhei umas duas vezes mais depois consegui ler correto,quando eu me atrapalhei o professor Ademildo disse a palavra certo e você errou também.





Canindé,10 de Novembro de 2008
De: Francisca Maria
Para:Francisco José

Meu primeiro dia de reforço foi legal.Nós aprendemos um pouco de matemática e um pouco de português.
Faltou energia,quando nós estávamos no computador,mas foi legal para mim.Aprendemos a divisão,multiplicação e etc.Nós temos um pouco de dificuldade na leitura.



Canindé,10 de Novembro de 2008
De:Patrícia
Para:
Roberto Anderson

Meu primeiro dia de reforço foi legal.Nós aprendemos um pouco de matemática e de português.
Faltou energia quando nós estávamos no computador,mais foi legal para mim.Aprendemos a divisão,multiplicação etc.Nós temos um pouco de dificuldade na leitura.



Canindé 10/11/08
De: Anderson
Para:Patrícia

O meu primeito dia de reforço foi muito bom,fiz muitas contas de matemática no computador,mas que pena que faltou energia.Fomos para outra sala de computação,lá melhorei no computador e depois fomos para a matéria de português,meu primeiro dia foi muito bom.
E o professor muito legal,que é o Ademildo.

Canindé-Ceará:10/11/08
De:Adrielly
Para:Kelvia

A minha primeira aula foi muito boa.Eu aprendi muitas coisas como fazer continhas de dividir e adições ,eu li um texto.Eu gostei,mais no começo fiquei nervosa,mas agora estou calma



Canindé 10 de Novembro de 2008
De:Kelvia
Para:Adrielly

Oi Adrielly,hoje aprendi mais matemática e o português e gostei muito,queria que todo dia fosse assim,né.
A minha primeira aula no reforço foi muito boa e dou 1.000 para os professores,pois eles são demais.Gostei eles esnsinam muito bem.

"Iniciação dos pré-monitores e do reforço dos alunos da escola Adauto Bezerra".

Ás 13:15H, do dia 10 de Novembro de 2008 no local do L.E.I ocorreram as seguintes iniciações:

  • Do reforço escolar dos alunos da escola Adauto Bezerra.Pois se sentiu uma certa dificuldade,tanto na leitura quanto em resolução das quatro operações.
  • Iniciou-se as observações ao cargo de monitoria,em que ficaram á tarde estudando os programas.

Enquanto os alunos estavam estudando teve uma queda de energia,ás 13:55 e só voltou ás 14:03.


Esperamos que esse reforço e esse período de estágio dê certo e todos se entusiasmem para um conhecimento ainda maior.Pois o futuro é saber sempre mais.

Postado em:10/11/2008
Hellena

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Reunião de formação de novos monitores.

Ás 7:20H do dia seis de novembro de dois mil e oito,ocorreu uma reunião no L.E.I.E por início foi retratado as dificuldades no setor da informática e a interrogação do que é ser monitor de verdade?
Foi abordado temas reais e tarefas a serem realizadas;foi feito observações a alguns monitores e elogios á outros,e questionados aos alunos o que os trouxe á tarefa de monitoria.E a resposta da maioria foi a "aprendizagem", e a evolução para adquirir durante esse resto de período.
Diante disso,observando que todos estavam comprometidos "o coordenador do L.E.I" retratou alguns tópicosque abordou sobre a convivência entre o grupo,e para ser um profissional de verdade.
Quarto palavras são essenciais:
*por favor;
*obrigado;
*com licença;
*desculpe;

Pré-monitores

Alunos que se destacaram em cursos,outros por querer a aprendizagem apresentam-se para ter a oportunidade de conquistar e terão 15(quinze)dias para estagiar e saber se querem realmente este cargo,por intermédio do coordenador do L.E.I,professor Ademildo.
Seram eles:

  1. Brena,ficará terça e quarta,no período da noite.
  2. Bruna,ficará segunda,quarta e sexta, no período da tarde.
  3. Bruno,ficará segunda,quinta e sexta,no período da noite.
  4. Cristiano,ficará segunda,terça,quinta e sexta,de tarde e noite.
  5. Erivânia,ficará terça e quarta,no período da noite.
  6. Janael,ficará toda á semana,de tarde e noite.
  7. Jairta,ficará a toda á semana,no período da tarde.

Esperamos que todos se habituem e tudo ocorra bem.


Postado em:06/11/08

Hellena

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Reunião para a colação de grau.

Ás dezessete horas do dia vinte e sete de Outubro de 2008,no local do auditório do colégio Frei Policarpo,ocorreu á reunião para a decisão da colação de grau de todos os estudantes, que estavam cursando o "curso básico de habilidades em informática.
Segundo o pensamento do coordenador do L.E.I,podemos perder tudo menos o nosso "intelecto".E comparou com uma passagem da bíblia:O joio e o trigo,que é a separação das coisas boas das ruins.

E por final foi decidido que:

*O tipo de roupa dependerá de cada um.
*Começará ás 19:00H.
*Cada um terá que dar uma contribuição para o "COFEE-BREAK"
*E todos os representantes de cada turma.