segunda-feira, 30 de março de 2009

Jovem é assassinada a sangue frio no Rio

Durante um assalto a jovem de 25 anos pediu aos criminosos que não levassem o crachá da empresa onde ela havia conseguido um estágio. Foi o suficiente para que os assaltantes atirassem na moça na frente dos pais dela.

Quando será que essa violência no Brasil,e no Mundo irá parar,vivemos em um mundo individualista,que eu mato e vivo normal igual ao outro que é um cidadão.Que mundo é este tão desumano,hipócrita que só pensa em si,não vê a dor do outro.
E o pior e que os pais se submeteram a isto,vê sua própria filha sendo morta,sem poder fazer nada.
Concordo quando Cazuza dizia:"Que País é esse".

quinta-feira, 26 de março de 2009

Dez dicas para melhorar nos estudos


1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.

2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.

3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.

4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.

5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.

6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.

7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.

8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.

9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.

10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade.


Como os pais podem ajudar


• Envolvendo-se na vida escolar do filho. Pergunte o que ele aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele.

• Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade.

• Mostre a seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, em lugar de resolver por ele.

• Não pressione. Pai fiscal não funciona.

• Fique atento às datas de provas. Leve-as em conta na hora de programar viagens e atividades familiares.

• Seja tolerante com erros. Tente fazer com que seu filho aprenda com eles.

• Tire proveito do vínculo de seu filho com os amigos. Convide-os para assistir a um filme ou a um show que possa ser relacionado aos assuntos escolares.

• Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se o jovem é capaz de superar a deficiência sozinho.
Estudar é uma atividade enfadonha, se considerarmos que os métodos de ensino nem sempre conseguem amenizar a pressão violenta que o saber impõe ao indivíduo. Temos que obrigatoriamente aprender a ler, escrever, contar, e milhares de outras coisas, por vezes até insignificantes, mas, que de algum modo, fazem parte da bagagem mínima de cultura e conhecimento indispensáveis ao homem civilizado. Alguns são bons ou maus estudantes. Em outras palavras, alguns conseguem desenvolver técnicas e métodos que lhes facilitam a aprendizagem, enquanto que outros jamais logram o êxito desejado, por não saberem como estudar. Neste teste, você fará uma avaliação superficial do seu desempenho como estudante, bem como descobrirá em que nível se encontra, dentre aqueles que são considerados alunos NOTA 10.

terça-feira, 3 de março de 2009

Erros de Português mais comuns - Parte 2

Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Veja alguns mais comuns e use esta relação como um roteiro para fugir deles:


11 - Vai assistir "o" jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão. Outros verbos com a: A medida não agradou (desagradou) à população. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes.

12 - Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória.

13 - O resultado do jogo, não o abateu. Não se separa com vírgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo não o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denúncias. Não existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denúncias.

14 - Não há regra sem "excessão". O certo é exceção. Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlégio" (privilégio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinqüenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcáreo" (calcário), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "ascenção" (ascensão), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envólucro" (invólucro).

15 - Quebrou "o" óculos. Concordância no plural: os óculos, meus óculos. Da mesma forma: Meus parabéns, meus pêsames, seus ciúmes, nossas férias, felizes núpcias.

16 - Comprei "ele" para você. Eu, tu, ele, nós, vós e eles não podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para você. Também: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me.

17 - Nunca "lhe" vi. Lhe substitui a ele, a eles, a você e a vocês e por isso não pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / Não o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama.

18 - "Aluga-se" casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / É assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados.

19 - "Tratam-se" de. O verbo seguido de preposição não varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.

20 - Chegou "em" São Paulo. Verbos de movimento exigem a, e não em: Chegou a São Paulo. / Vai amanhã ao cinema. / Levou os filhos ao circo.
"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon