segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Leitura Eficiente

Leitura eficiente

As operações do ato de ler
Ao ler realizamos as seguintes operações:
1) Captamos o estímulo, ou seja, por meio da visão, encaminhamos o material a ser lido para nosso cérebro.
2) Passamos, então, a perceber e a interpretar o dado sensorial (palavras, números, etc.) e a organizá-lo segundo nossa bagagem de conhecimentos anteriores. Para essa etapa, precisamos de motivação, de forma a tornar o processo mais otimizado possível.
3) Assimilamos o conteúdo lido integrando-o ao nosso arquivo mental” e aplicando o conhecimento ao nosso
cotidiano


Bons motivos para cuidarmos da leitura
A leitura é um processo muito mais amplo do que podemos imaginar. Ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos. Na verdade, passamos todo o nosso tempo lendo!
O psicanalista francês Lacan disse que o olhar da mãe configura a estrutura psíquica da criança, ou seja, esta se vê a partir de como vê seu reflexo nos olhos da mãe! O bebê, então, segundo esta citação, lê nos olhos da mãe o sentimento com que é recebido e interpreta suas emoções: se o que encontra é rejeição, sua experiência básica será de terror; se encontra alegria, sua experiência será de tranqüilidade, etc. Ler está tão relacionado com o fato de existirmos que nem nos preocupamos em aprimorar este processo. É lendo que vamos construindo nossos valores e estes são os responsáveis pela transformação dos fatos em objetos de nosso sentimento.
Leitura é um dos grandes, senão o maior, ingrediente da civilização. Ela é uma atividade ampla e livre – fato comprovado pela frustração de algumas pessoas ao assistirem a um filme, cuja história já foi lida em um livro. Quando lemos, associamos as informações lidas à imensa bagagem de conhecimentos que temos armazenados em nosso cérebro e então somos capazes de criar, imaginar e sonhar.
É por meio da leitura que podemos entrar em contato com pessoas distantes ou do passado, observando suas crenças, convicções e descobertas que foram imortalizadas por meio da escrita. Esta possibilita o avanço tecnológico e científico, registrando os conhecimentos, levando-os a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, desde que saibam decodificar a mensagem, interpretando os símbolos usados como registro da informação. A leitura é o verdadeiro elo integrador do ser humano e a sociedade em que ele vive!
O mundo de hoje é marcado pelo enorme fluxo de informações oferecidas a todo instante. É preciso também tornarmo-nos mais receptivos e atentos, para nos mantermos atualizados e competitivos. Para isso, é imprescindível leitura que nos estimule cada vez mais em vista dos resultados que ela oferece. Se você pretende acompanhar a evolução do mundo, manter-se em dia, atualizado e bem informado, precisa preocupar-se com a qualidade da sua leitura.

Livro interessante ou leitores interessados?
Observe: você pode gostar de ler sobre esoterismo e uma pessoa próxima não se interessar por este assunto. Por outro lado, será que esta mesma pessoa se interessaria por um livro que fale sobre História ou esportes? No caso da leitura, não existe livro interessante, mas leitores interessados.

Leitura eficiente
A pessoa que se preocupa com a qualidade de sua leitura e com o resultado que poderá obter, deve pensar no ato de ler como um comportamento que requer alguns cuidados, para ser realmente eficaz.

1) Atitude
Pensamento positivo para aquilo que deseja ler. Manter-se descansado é muito importante também. Não adianta um desgaste físico enorme, pois a retenção da informação será inversamente proporcional. Uma alimentação adequada é muito importante.
Cuidado! Devemos virar a página, segurando-a pelo lado superior, antes de lermos a última frase!

2) Ambiente
O ambiente de leitura deve ser preparado para ela. Nada de ambientes com muitos estímulos que forcem a dispersão. Deve ser um local tranqüilo, agradável, ventilado, com uma cadeira confortável para o leitor e mesa para apoiar o livro a uma altura que possibilite postura corporal adequada.
Quanto à iluminação, deve vir do lado posterior esquerdo, pois o movimento de virar a página acontecerá antes de ter sido lida a última linha da página direita e, de outra forma, haveria a formação de sombra nesta página, o que atrapalharia a leitura.

3) Objetos necessários
Para evitar de, durante a leitura, levantarmos para pegar algum objeto que julguemos importante, devemos colocar lápis, marca-texto e dicionários sempre à mão. Quanto sublinhar os pontos importantes do texto, é preciso aprender a técnica adequada. Não o fazer na primeira leitura, evitando que os aspectos sublinhados parecem-se mais com um mosaico de informações aleatórias.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O que tenho a ver com a corrupção?

Participe da enquete Participe da enquete que vai dar nome ao símbolo da campanha
para votar clique na figura ou aqui

2º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União: O que você tem a ver com a corrupção?

Inscrições: até 31 de outubro de 2008



O Projeto

O projeto tem por objetivo ajudar na prevenção a ocorrência de novos atos de corrupção e a conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação das gerações futuras, estímulo a denúncias populares e a efetiva punição de corruptos e corruptores. O projeto visa atacar dois pontos fundamentais:

  • 1º- acabar com a impunidade, ou seja, buscar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores, por meio de um canal real para o oferecimento de denúncias, e, o principal;
  • 2º- educar e estimular as novas gerações, mediante a construção, em longo prazo, de um Brasil mais justo e sério, destacando-se o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias a partir do seguinte principio, é preciso dar o exemplo. O primeiro passo para consecução do projeto está envolvendo a promoção, junto ao Ministério Público Brasileiro, de uma valoração especial das atribuições constitucionais da Instituição, estimulando o desempenho de atividades extrajudiciais. Evidente, como nada se constrói sozinho, é preciso envolver outras instituições, empresas e pessoas a se engajarem num projeto de longo prazo que enrede a sociedade em uma campanha de estímulo à ética e a honestidade dos cidadãos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Você sabia?

Website:
Conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações de uma empresa,governo,pessoa,etc.É o mesmo que site.

Internet:
Rede em escala mundial de milhões de computadores conectados,também conhecida como web.

Iceweasel:
Software livre de navegação,que roda em ambiente linux e linux educacional.

Linux:
Uma ligação.Também conhecido em português pelo correspondente termo inglês,hyperlink.É uma referência que consta em um documento hipertexto que leva e/ ou liga a outro documento.

URL:
Abreviação de Uniform Resource Locator.Trata-se de uma forma padronizada de especificar o endereço de qualquer recurso,site ou arquivo existente de um servidor da WWW.Os URLs correspondem ao número que identifica determinado computador em toda a internet.

Figuras de linguagens

1.Metáfora:
É a transferência ou transporte do significado total e possível de uma palavra para outra.

Ex:
"Joana é a estrela da novela".

2.Comparação:
É uma espécie de metáfora que estabelece uma associação mais limitada de sentidos.As palavras são aproximadas por termos de comparação:como,parece,tal,que,etc.

Ex:
"Tal qual o sol que deseja a vinda do dia,eu desejo sua presença".

3.Metonímia:
Baseia-se na relação de proximidade ou vizinhança de sentidos que se transferem.

Ex:
"O rei do rock morreu triste".(Elvis Presley)

4.Ironia:
Ocorre quando se tem intenção de falar o contrário do que está dizendo,para criticar,satirizar ou ridicularizar a pessoa.

Ex:
"Querida,como você está em forma!Aposto que não pesa nem duzentos quilos."

5.Eufemismo:
É a tentativa de tornar mais suaves ou delicadas expressões desagradáveis ou que causam má impressão.

Ex:
"Foi desta vida para outra melhor".(morreu)

6.Prosopopéia ou personificação.
É a atribuição de características humanas a seres irracionais ou de seres animados a seres inanimados.

Ex:
"As ruas desertas estão tristes.

7.Hipérbole:
Expressão que exagera os fatos a fim de impressionar o leitor.

Ex:
"Riu tanto que rsgou a boca".

8.Antítese:
É o uso de palavras de sentidos opostos(antônimos)para expressar contradição.

Ex:
"Não sou alegre nem triste sou poeta".

9.Gradação:
É a colocação de idéias na ordem crescentes(chamada de clímax)ou na ordem decrescente(chamada de anticlímax)

Ex:
"Na manifestação popular começaram a chegar dez,cem,mil,dez mil pessoas parando o trânsito".(clímax)

10.Catacrese:
É o uso inapropriado de termos específicos de certas situações ou para designar partes de objetos por falta de termos apropriados na língua,ou mesmo,com finalidades artísticas realçando uma idéia ou um sentimento.

Ex:
"Sabe o que a cadeira falou para a mesa?Feche as pernas que estou vendo tudo".

11.Aliteração:
É a repetição abundante de consoantes dentro da frase,com intenção de sugerir certos sons ou ruídos,criar um certo clima,agitação,tranquilidade.

Ex:
"Vozes veladas,veludosas vozes volúpias de violões,vozes veladas".(Cruz e Sousa)

12.Assonância:
É a repetição de vogais.

Ex:
"Ó formas alvas,brancas,formas claras."(Cruz e Sousa)

13.Onomatopéia:
É uma figura sonora que procura reproduzir ou imitar sons ou ruídos.

Ex:
"Ploc,ploc,ploc.Passe um cavalo.

14.Polissíndeto:
É a repetição insistente da conjunção e que cadencia o ritmo fluente do verso,sem criar pausas ou fragmentação.

Ex:
"Falava,gesticulava,e gritava."

Mandamentos de uma boa redação.

1. Não esnobar;

2.Não usar palavrão;

3.Não ser negativista;

4.Evite definições;

5.Coloque o ponto final;

6.O ponto no i;

7.Cortar o t;

8.A cedinha no ç;

9.Sempre iniciar com letra maiúscula;

10.As maiúsculas nos títulos;

11.As inicias de nomes próprios;

12.Erro gráfico no título,é horrivel;

13.Não use palavras estrangeiras;

14.Não use gírias;

15.Não abrevie palavras;

16.Evite repitir palavras;

17.Não escreva demais;

18.Não aumente o tamanho da letra;

19.Não cometa CACOFONIA;

20.Não use pensamentos novos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Placa mãe:Uma placa de circuito impresso elerônico.É considerado o elemento mais importante de um computador,pois tem como funçãopermitir que o processador___a CPU__comunique-se com todos os periféricos instalados.Na placa mãe encontramos também a memória,os circuitos de apoio,as placas controladoras,etc.

S0ftware livre:É qualquer programa de computador que pode ser usado,copiado,estudado,modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito,o qual se opõe ao conceito de software proprietário.

Login:Conjunto de caracteres solicitados para os usuários acessarem algum sistema computacional que geralmente solicita um nome de usuário e ás vezes a senha,para a liberação do acesso ao computador.

Portal Domínio Público:Biblioteca virtual á disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores.

Gênero Textual: Padrão de comunicação criado pela de forças implicítas numa ação comunicativa.O gênero textual estrutura a comunicação ao criar expectativas que os participantes partilham o conteúdo.

Professor Bruno atrai alunos para o L.E.I

No dia 20/10/08,ocorreu no L.E.I pesquisas organizada pelo professor de geografia Bruno,em que foi pesquisados diversos assuntos,como:

*Depressão;
*Planaltos;
*Dunas;
*Falésias;
*Planície;
*Serras;
*Chapada;
*Vales.

Ele trouxe duas turmas:o 1º"F", 1°"G".
Alguns estudantes demonstraram interesse,mas como nem tudo é perfeito existem aqueles que fazem bagunça e dizem coisas feias.

"A educação não é só dentro de casa.Mais em todo o ambiente que devemos nos comunicar."

Postado em:20/10/08
Helena

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Entrevista com a aluna Luciene de Melo,da colação de grau dos professores e funcionários.

1. Qual a importância desse curso para você?

É de suma importância na minha vida profissional de professora. Já que o mundo existe ,e "eu" saiba sobre tecnologias.hoje o professor que não estar conectado as informações fica para trás.

2.O que pôde aprender no decorrer do curso?

Cheguei aqui já com algum conhecimento e o curso me ajudou mais ainda,e me reforçou bastante.O curso me trouxe mais valorização pessoal,eu particurlamente conheci alguns atalhos.

3.Você deseja ir além,buscar aprimorar seus conhecimentos?

Concerteza,pois me considero um ser inacabado,pois estou sempre querendo e buscando o conhecimento que muito desejo.Porque sei que saber nunca é demais,quando mais aprendo,mais eu quero.

4.Obrigada.Têm alguma coisa para acrescentar?

Agradeço a todos,especialmente o professor Ademildo com sua paciência.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tarde de reuniões, e problemas de conexão resolvidos.

No dia dezesseis de Outubro de dois mil e oito,ocorreu na sala de informática duas reuniões:á dos monitores e da equipe de mídia.
Compareceram os monitores:Alexandre,Tandi e Helena,e os integrantes da equipe de mídia, os mesmos e a aluna "Marniele Alves",repórter.Depois de todos estarem internamente no L.E.I,o professor Ademildo,coordenador se comunicou com o monitor "Alexandre" e mandou-o iniciar.Ele deu início;á reunião e um dos casos é a limpeza de todos os computadores, para que não acarrete problemas futuros,assim foi feito.Depois a limpeza do armário, e a leitura do livro.A limpeza não foi feita,por motivo que a chave não estava presente,e a leitura do livro deu para eles revisarem.Depois do ocorrido,a Marniele que já tinha comparecido ao local desde de 14:00H,saiu,voltando ás 15:30.O professor Ademildo chegou e concluiu as reuniões.No setor de monitoramento,deu-lhes conselhos sobre os computadores,já os da equipe,fez uma observação á aluna Marniele e a comparou com uma maratonista ,que ao começar no pique constante,ficará cansada e será passada para trás.Depois da reunião,os dois técnicos da CREDE:Fagner e Charleandro compareceram para solucionar os problemas de conexão,obtendo êxito.

Postado em :16/10/08

Maria Helena Barros Aguiar

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Como está sendo meu trabalho como monitora?

No dia dezoito de Agosto de dois mil e oito,comecei com uma semana de observação,fiquei um pouco sem jeito por não ter contato, e nenhuma convivência neste ambiente informatizado e no convívio pessoal.Diante disso,tentei assimilar o que os monitores:Alexandre,Tandi,e Valdir (hoje não compõe o grupo)poderiam me ensinar.
Hoje olho para trás e percebo que melhorei muito,tanto no sentido intelectual quanto no social,e vejo que ao passar dos dias em que pertenço á este grupo, a tendência é o maior crescimento possível,pois trabalhando junto de pessoas em que realmente têm-se uma admiração é a melhor maneira para ter-se um múltiplo resultado,pois é igual matemática toda operação têm se um resultado,isto é um resultado da palavra AÇÃO(Ação (português brasileiro) ou acção (português europeu) , de uma forma geral, é a mudança de um estado qualquer para outro.)

O que aprendi nessa etapa?

- Bem,cheguei desatualizada.Porque eu sabia, e sei mais ainda, graças a essa oportunidade que o professor Ademildo me propôs.Aprendi diversas coisas ,como:
*Fazer blog(quando ele falou para o Alexandre me ensinar,eu pensei o que blog?mas hoje eu sei.)
*A importância do editor de texto,do calc,paint..etc.
*you tube(não sabia que existia)
* E principalmente,aprendi a conviver com pessoas de verdade, de boa índole e humildes.
*Melhoramento no trabalho de digitação.

Como organizo meu tempo?
- Basicamente,chego no trabalho de monitoria e faço o que eu posso ,depois me destaco como aluna e vou estudar as múltiplas matérias,e atualmente estou me empenhando para saber o máximo na equipe de mídia.Para que eu possa equilibrar meu tempo,como:família,amizade,trabalho e estudo.


Como estar indo na convivência ?
-Estar muito bem,por os meninos serem humildes e gostarem de ajudar amplamente.
Agradeço tudo que aprendi,e que ainda nesses últimos meses vou aprender.Pois o aprendizado nunca é demais,sempre é bem aceito.

Postado em:14/10/08
Hellena

As mudanças ortográficas da nova lingua portuguesa

O que isso vai acarretar:

  • Milhares de livros didáticos deverão ser revisados para se adaptar às novas regras. Milhões de professores terão que reaprender a língua.
  • Os milhões de livros revisados terão que ser reimpressos e redistribuídos. Os livros já impressos com as regras antigas irão pro lixo.
  • Programadores de software terão que correr para adaptar todos os corretores ortográficos da lingua portuguesa.

O que vai mudar:

  • Paroxitonas terminadas em o duplo perdem o acento circunflexo: voo, abençoo.
  • As regras para o uso do hífen mudarão.
  • O acento circunflexo de conjugações no plural como creem, deem, leem e veem deixa de existir.
  • Fim dos acentos de diferenciação? Errado!. Vão surgir alguns casos de dupla grafia para fazer isso, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.
  • O trema deixará de existir. Finalmente, porque há anos já tem um monte de desinformado achando que o trema já tinha sido removido da língua portuguesa e escrevia “linguiça” sem trema mesmo.
  • As letras K, W e Y entram para o nosso alfabeto. Essa vai ser uma mudança apenas oficial, porque essas letras já fazem parte do nosso cotidiano há anos.
  • O acento deixa de ser usado pra diferenciar “pára” (verbo) e “para” (preposição). Mais uma mudança escrota. Se o cara escreve “Para bighi” eu não sei se ele tá me mandando parar ou se está dizendo que é algo pra mim.
  • O acento agudo em ditongos abertos desaparece: jiboia, assembleia, claraboia,arariboia.

E esta última é uma das que eu falei que vai contra o avanço brasileiro de conseguir fazer com que a pronúncia das palavras seja óbvia. Daqui a pouco estarão querendo também que a gente coloque a letra C antes de consoantes aleatórias, como fazem os portugueses. Porque tocdos sabem que porctugueses falam tucdo esctranho assim, com o C no lucgar erracdo. Não é, porctugueses?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Como colaborei para a colação de grau dos professores e funcionários.

Para mim, é vivendo e aprendendo. A cada dia deparo que sou verdadeiramente "LEIGA"em múltiplos assuntos.Observando a Sr. Geovanda pude perceber que trás consigo virtudes de uma boa educadora.

Como colaborei?
Não digo que colaborei,e sim fiz que eu pude,pois meu cargo é necessariamente observar e escrever,assim sendo ajudei e redigi entrevistas.

Redação

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Redação ou Redacção é o processo de redigir (escrever) um texto. É uma atividade presente na cultura civilizada desde a invenção da escrita, e atualmente considerada um campo profissional e artístico na literatura, na produção de roteiros, na elaboração de relatórios e documentos, na publicidade e no jornalismo — entre diversas outras áreas. Por extensão, redação também é o termo usado no jargão jornalístico brasileiro para o ambiente de trabalho dos jornalistas de um veículo (jornal, revista, rádio, TV ou website).

O profissional que vive exclusivamente de escrever (textos não-autorais) é chamado de redator.

Índice

[esconder]

[editar] Redação jornalística

Máquinas de escrever como esta Olivetti eram as ferramentas mais usadas pelos jornalistas até os anos 1980
Máquinas de escrever como esta Olivetti eram as ferramentas mais usadas pelos jornalistas até os anos 1980

Em Jornalismo, redação significa a etapa de construção da notícia na qual o texto final é escrito a partir dos dados obtidos na apuração ou reportagem. O profissional especializado neste processo é chamado de Redator e o produto de seu trabalho geralmente são matérias.

A redação jornalística começa a partir do clímax, da informação mais relevante na narrativa. As primeiras palavras do texto de uma matéria (primeira frase e, às vezes, segunda frase) contêm os dados principais (o fato, os personagens, o local, o dia e o horário, as causas) e são chamadas de lide ou lead, termo em inglês que significa "guia", ou "o que vai na frente". O lide-sumário é o primeiro parágrafo de uma reportagem e deve resumir a notícia.

O conjunto de procedimentos técnicos utilizados para a redação jornalística é chamado de técnica de redação.

Concretamente, o que se chama de uma redação no jargão é um ambiente de trabalho, equivalente ao termo inglês newsroom. É o local onde trabalham jornalistas, repórteres, editores, produtores e outros profissionais relacionados à edição de notícias para publicações em jornais e revistas ou transmissão em televisão ou rádio.

Em redações televisivas é comum encontrar uma ou mais bancadas de onde são apresentados os telejornais. Quando é o caso, quase sempre a redação é exibida ao fundo dos apresentadores, compondo o cenário do telejornal. Porém, isto não é uma regra. Entre os telejornais brasileiros que têm a redação ao fundo, podemos destacar o Jornal Nacional e o Jornal da Record, noticiários principais de duas das maiores emissoras de televisão do Brasil.

[editar] Redação publicitária

Em Publicidade e Propaganda, redação significa, na sua definição mais restrita, a elaboração criativa de peças publicitárias, a partir de apelo textual persuasivo. É comum nas agências de propaganda o modelo de criação publicitária chamado duplas de criação (Redator e Diretor de Arte). A cargo do primeiro fica a criação de chamadas ou títulos e textos; complementos de peças impressas, imagens, eroteiros, para rádio, televisão ou cinemae do segundo a melhor apresentação do roteiro criado, utilizando todos os mecanismos que nos fazem "sentir", "absolver", degustar a redação. A função do Redator e do Diretor de Arte, é mais ampla como profissionais criativos, elaboram peças publicitárias completas em sua diversas aplicações: anúncios, textos, spots de rádio e jingles, filmes, peças para internet, ações de marketing entre muitas outras.

[editar] Redação colegial

No ensino colegial e vestibulares (exames de ingresso universitário) do Brasil, o termo redação é aplicado a ensaios dissertativos curtos (geralmente de no máximo uma página) exigidos para avaliação da habilidade verbal escrita dos estudantes. Redações são muito comuns nas aulas de Português e Literatura.

No currículo escolar, existem três modos básicos de redação: descrever, narrar, dissertar.

A descrição é uma caracterização: o redator apresenta características de alguma coisa: de uma pessoa, de um objeto, de uma paisagem, de um bicho, de uma planta, de um ser imaginário etc. - características percebidas que, com o texto, levam o leitor a perceber. A redação descritiva trabalha com a capacidade de percepção humana, enquanto sujeitos ao contato sensível com o mundo.

A descrição deve, pois, ir além do simples retrato: deve transmitir ao leitor uma visão pessoal ou uma interpretação do autor acerca daquilo que descreve, de modo a, por meio dos sentidos, nos transmitir uma imagem singular, original e criativa. Mesmo que, salvo a técnica ou científica, toda descrição revela, em maior ou menor grau, a impressão do autor sobre aquilo que descreve.

Tradicionalmente, as descrições são classificadas pelo assunto que abordam. Nessa classificação, dois tipos se destacam: a descrição geográfica e o retrato. A descrição geográfica trata da aparência das coisas não humanas tal qual se dão à percepção. O retrato trata das aparências do ser humano, enquanto indivíduo ou tipo, tanto físicas como de caráter e ideologia.

  • Descrição objetiva: quando o objeto, o ser, a cena, a passagem são apresentadas como realmente são, concretamente.
  • Descrição subjetiva: quando há maior participação da emoção, ou seja, quando o objeto, o ser, a cena, a paisagem são transfigurados pela emoção de quem escreve.

Enquanto na descrição predominam os substantivos e adjetivos, a narração enfatiza o verbo, pois sua função é contar, relatar um fato ocorrido, presente ou por acontecer. A narrativa é uma descrição abstrata e complexa que substitui o objeto estático pela dinâmica do acontecimento ou transformação das coisas: uma partida de futebol, a construção de uma catedral, a queda de um ditador. Na narrativa o objeto deixa de ser concreto e único para se transformar na relação factual entre sujeito e predicado.

A dissertação por sua vez, atinge uma complexidade lógica ainda maior, pois seu foco abandona o mundo concreto para se concentrar no plano dos significados. A dissertação expressa uma opinião, um ponto de vista, um julgamento sobre o objeto descrito ou sobre o fato narrado. Não se passa a dissertação no mundo extenso, mas no foro íntimo do sujeito, a dissertação interpreta a realidade.

[editar] Redator profissional

Os profissionais da escrita que trabalham com redação são denominados redatores, e podem exercer diversas funções, tais como redator de textos técnicos, científicos ou comerciais; escritor de ficção, contista, cronista, ensaísta, fabulista, folclorista, poeta, trovador, letrista de música, libretista, novelista, romancista, prosador, memorialista, biógrafo, enciclopedista, glossarista; dramaturgo; roteirista/argumentista de produtos audiovisuais ou história em quadrinhos; adaptador de obras para rádio, teatro, cinema e televisão; crítico de música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, televisão, crítico literário; e ombudsman.

Segundo o Cadastro Brasileiro de Ocupações organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, esta é a descrição sumária da atividade dos redatores profissionais:

VIRTUDES PROFISSIONAIS

Não obstante os deveres de um profissional, os quais são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão.

Muitas destas qualidades poderão ser adquiridas com esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.

Em recente artigo publicado na revista EXAME o consultor dinamarquês Clauss MOLLER (1996, p.103-104) faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa como fundamentais para a formação de recursos humanos. Segundo Clauss Moller o futuro de uma carreira depende dessas virtudes. Vejamos:

O senso de responsabilidade é o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização [...]. A consciência de que se possui uma influência real constitui uma experiência pessoal muito importante.

É algo que fortalece a auto-estima de cada pessoa. Só pessoas que tenham auto-estima e um sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidade. Elas sentem um sentido na vida, alcançando metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.

As pessoas que optam por não assumir responsabilidades podem ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas. Seu comportamento é regido pelas recompensas e sanções de outras pessoas - chefes e pares [...]. Pessoas desse tipo jamais serão boas integrantes de equipes.

Prossegue citando a virtude da lealdade:

A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.

Lealdade não quer dizer necessáriamente fazer o que a pessoa ou organização à qual você quer ser fiel quer que você faça. Lealdade não é sinônimo de obediência cega. Lealdade significa fazer críticas construtivas, mas as manter dentro do âmbito da organização. Significa agir com a convicção de que seu comportamento vai promover os legítimos interesses da organização. Assim, ser leal às vezes pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários.

No Reino Unido, por exemplo, essa idéia é expressa pelo termo "Oposição Leal a Sua Majestade". Em outras palavras, é perfeitamente possível ser leal a Sua Majestade - e, mesmo assim, fazer parte da oposição. Do mesmo modo, é possível ser leal a uma organização ou a uma equipe mesmo que você discorde dos métodos usados para se alcançar determinados objetivos. Na verdade, seria desleal deixar de expressar o sentimento de que algo está errado, se é isso que você sente.

As virtudes da responsabilidade e da lealdade são completadas por uma terceira, a iniciativa, capaz de colocá-las em movimento.

Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.

Gostaríamos ainda, de acrescentar outras qualidades que consideramos importantes no exercício de uma profissão. São elas:

Honestidade:

A honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos.

É muito fácil encontrar a falta de honestidade quanto existe a fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos que outorgam autoridade e que têm a confiança coletiva de uma coletividade. Já ARISTÓTELES (1992, p.75) em sua "Ética a Nicômanos" analisava a questão da honestidade.

Outras pessoas se excedem no sentido de obter qualquer coisa e de qualquer fonte - por exemplo os que fazem negócios sórdidos, os proxenetas e demais pessoas desse tipo, bem como os usurários, que emprestam pequenas importâncias a juros altos. Todas as pessoas deste tipo obtêm mais do que merecem e de fontes erradas. O que há de comum entre elas é obviamente uma ganância sórdida, e todas carregam um aviltante por causa do ganho - de um pequeno ganho, aliás. Com efeito, aquelas pessoas que ganham muito em fontes erradas, e cujos ganhos não são justos - por exemplo, os tiranos quando saqueiam cidades e roubam templos, não são chamados de avarentos, mas de maus, ímpios e injustos.

São inúmeros os exemplos de falta de honestidade no exercício de uma profissão. Um psicanalista, abusando de sua profissão ao induzir um paciente a cometer adultério, está sendo desonesto. Um contabilista que, para conseguir aumentos de honorários, retém os livros de um comerciante, está sendo desonesto.

A honestidade é a primeira virtude no campo profissional. É um princípio que não admite relatividade, tolerância ou interpretações circunstanciais.

Sigilo:

O respeito aos segredos das pessoas, dos negócios, das empresas, deve ser desenvolvido na formação de futuros profissionais, pois trata-se de algo muito importante. Uma informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória.

Revelar detalhes ou mesmo frívolas ocorrências dos locais de trabalho, em geral, nada interessa a terceiros e ainda existe o agravante de que planos e projetos de uma empresa ainda não colocados em prática possam ser copiados e colocados no mercado pela concorrência antes que a empresa que os concebeu tenha tido oportunidade de lançá-los.

Documentos, registros contábeis, planos de marketing, pesquisas científicas, hábitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelação pode representar sérios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.

Competência:

Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão. Devemos buscá-la sempre. "A função de um citarista é tocar cítara, e a de um bom citarista é tocá-la bem." (ARISTÓTELES, p.24).

É de extrema importância a busca da competência profissional em qualquer área de atuação. Recursos humanos devem ser incentivados a buscar sua competência e maestria através do aprimoramento contínuo de suas habilidades e conhecimentos.

O conhecimento da ciência, da tecnologia, das técnicas e práticas porfissionais é pré-requisito para a prestação de serviços de boa qualidade.

Nem sempre é possível acumular todo conhecimento exigido por determinada tarefa, mas é necessário que se tenha a postura ética de recusar serviços quando não se tem a devida capacitação para executá-lo.

Pacientes que morrem ou ficam aleijados por incompetência médica, causas que são perdidas pela incompetência de advogados, prédios que desabam por erros de cálculo em engenharia, são apenas alguns exemplos de quanto se deve investir na busca da competência.

Prudência:

Todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança.

A prudência, fazendo com que o profissional analise situações complexas e difíceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa, contribui para a maior segurança, principalmente das decisões a serem tomadas. a prudência é indispensável nos casos de decisões sérias e graves, pois evita os julgamentos apressados e as lutas ou discussões inúteis.

Coragem:

Todo profissional precisa ter coragem, pois "o homem que evita e teme a tudo, não enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde" (ARISTÓTELES, p.37). A coragem nos ajuda a reagir às críticas, quando injustas, e a nos defender dignamente quando estamos cônscios de nosso dever. Nos ajuda a não ter medo de defender a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para outrem ou para o bem comum. Temos que ter coragem para tomar decisões, indispensáveis e importantes, para a eficiência do trabalho, sem levar em conta possíveis atitudes ou atos de desagrado dos chefes ou colegas.

Perseverança:

Qualidade difícil de ser encontrada, mas necessária, pois todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas. É louvável a perseverança dos profissionais que precisam enfrentar os problemas do subdesenvolvimento.

Compreensão:

Qualidade que ajuda muito um profissional, porque é bem aceito pelos que dele dependem, em termos de trabalho, facilitando a aproximação e o diálogo, tão importante no relacionamento profissional.

É bom, porém, não confundir compreensão com fraqueza, para que o profissional não se deixe levar por opiniões ou atitudes, nem sempre, válidas para eficiência do seu trabalho, para que não se percam os verdadeiros objetivos a serem alcançados pela profissão.

Vê-se que a compreensão precisa ser condicionada, muitas vezes, pela prudência. A compreensão que se traduz, principalmente em calor humano pode realizar muito em benefício de uma atividade profissional, dependendo de ser convenientemente dosada.

Humildade:

O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é o dono da verdade e que o bom senso e a inteligência são propriedade de um grande número de pessoas.

Representa a auto-análise que todo profissional deve praticar em função de sua atividade profissional, a fim de reconhecer melhor suas limitações, buscando a colaboração de outros profissionais mais capazes, se tiver esta necessidade, dispor-se a aprender coisas novas, numa busca constante de aperfeiçoamento. Humildade é qualidade que carece de melhor interpretação, dada a sua importância, pois muitos a confundem com subserviência, dependência ? quase sempre lhe é atribuído um sentido depreciativo. Como exemplo, ouve-se freqüentemente, a respeito determinadas pessoas, frases com estas: Fulano é muito humilde, coitado!

Muito simples! Humildade está significando nestas frases pessoa carente que aceita qualquer coisa, dependente e até infeliz.

Conceito errôneo que precisa ser superado, para que a Humildade adquira definitivamente a sua autenticidade.

Imparcialidade:

É uma qualidade tão importante que assume as características do dever, pois se destina a se contrapor aos preconceitos, a reagir contra os mitos (em nossa época dinheiro, técnica, sexo...), a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfrentar. Para ser justo é preciso ser imparcial, logo a justiça depende muito da imparcialidade.

Otimismo:

Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve ser otimista, para acreditar na capacidade de realização da pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom-humor.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Teste seu QI 1. Qual das imagens inferiores completa melhor a sequência superior? A B Teste

Clica para iniciar a contagem do tempo


1. Qual das imagens inferiores completa melhor a sequência superior?

A

B

C

D

2. Sou um homem. Se o filho do Joaquim é o pai do meu filho, qual é o meu grau de parentesco com o Joaquim?

Avô

Pai

Filho

Neto

Eu sou o Joaquim

Tio

3. Qual das seguintes palavras não se enquadra no grupo?

(A) Faca
(B) Cisne
(C) Lápis
(D) Bonito
(E) Livro
(F) Pluma

A

B

C

D

E

F

4. Das seguintes figuras, uma representa a imagem de outra reflectida num espelho. Quais são essas figuras?

A e B

A e C

B e D

A e E

V e D

D e E

5. Qual é o número seguinte:

9 , 16 , 25 , 36 , ...

45

49

61

72

63

nenhum dos anteriores.

6. Qual é a palavra que completa a analogia:

"Alto está para baixo assim como céu está para _____"

Pássaro

Avião

Montanha

Cima

Pequeno

Terra

7. Na tabela seguinte, fazendo uma operação aritmética, dois dos números de cada linha ou coluna têm como resultado o terceiro número. Qual é o número que falta?

6 2 4
2 ? 0
4 0 4

0

2

1

10

12

Nenhum dos anteriores

8. Qual das seguintes palavras completa a analogia?

" Potencial está para real assim como futuro está para ______"

Presente

Passado

irreal

Capacidade

Normal

Amanhã

9. Das palavras seguintes, indica as duas, que pelo seu significado, não traduzem o conceito que as outras sugerem.

(A) Cola
(B) Agrafo
(C) Serra
(D) Grampo
(E) Corda
(F) Rato

C e D

A e E

B e F

C e A

C e F

B e C

10. Montanha está para terra assim com remoinho está para?

Fluido

Mar

Chuva

Enxaqueca

Vulcão

Farinha

11. Qual é o número seguinte?

2 , 3 , 5 , 9 , 17 , ___

26

25

36

34

33

Nenhum dos anteriores.

12. Na imagem seguinte, duas das figuras representam um objecto e a sua imagem reflectida num espelho. Quais são?

A e B

B e C

C e A

D e A

C e D

B e D

13. As estatísticas indicam que os condutores do sexo masculino sofrem mais acidentes de automóvel que as condutoras. Podemos concluir que:

Como sempre, os homens, típicos machistas, enganam-se na avaliação da perícia das condutoras.

Os homens conduzem melhor, mas fazem-no com mais frequência.

Os homens e as mulheres conduzem de igual forma, mas os homens conduzem durante mais quilómetros.

A maioria dos camionistas são homens.

As mulheres seduzem os polícias e por isso eles não registam os seus acidentes menos graves.

Não há dados suficientes para retirar conclusões.

14. Na tabela seguinte, fazendo uma operação aritmética, dois dos números de cada linha ou coluna têm como resultado o terceiro número. Qual é o número que falta?

6

2

12

4

5

20

24

10

?

14

8

240

2,4

34

32

15. Se AxB=24; CxD=32; BxD=48 e BxC=24, quanto é AxBxCxD?

480

768

744

576

824

884736

16. Qual das imagens inferiores completa melhor a sequência superior?

A

B

C

D

17. Qual destas palavras não pertence ao grupo?

Microscópio

Lupa

Microfone

Telégrafo

Telescópio

18. Das palavras seguintes, indica duas, que tenham significado mais parecido.

(A) Ósculo
(B) Raios
(C) Óculos
(D) Beijo
(E) Orgasmo

A e C

A e E

A e D

D e E

B e D

B e E

19. Se ao chegar à esquina, o António virar à direita ou à esquerda pode ficar sem gasolina antes de encontrar uma estação de serviço. Ele passou por uma estação de serviço mas, se voltar para trás fica sem gasolina antes de lá chegar. Na direcção que leva ele não vê nenhuma estação de serviço. Então:

Pode ficar sem gasolina.

Não ficará sem gasolina.

Não deveria seguir na mesma direcção

Deveria virar à direita

Deveria virar à esquerda.

20. Escolhe a opção que a imagem sugere.

está para assim como + - 0 estã para:

+ - 0

0 + -

+ + +

- + 0

- - +

- + -


Clica para parar a contagem do tempo


Notas: 1 ponto por cada resposta certa.
Bonificações: 5 pontos se terminares em menos de 15 minutos; 3 pontos se terminares entre 15 e 20 minutos;2 pontos se terminares entre 20 e 25 minutos.

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quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Colação de Grau dos professores e funcionários do município de Canindé.

No dia sete de Outubro de dois mil e oito,ocorreu no auditório da "família FP" á entrega dos certificados do projeto inclusão digital para professores e funcionários.Teve a participação do Diretor Denis cavalcante Aur, a coordenadora pedagógica Taylana Queiroz,Charleandro e Geovanda da 7ª CREDE e a diretora do colégio Adauto Bezerra Mariazinha;cada um membro teve a hora da palavra e as duas alunas que mais se destacaram:Luciene Melo e Fatinha.
Antes disso teve um momento musical,que o professor Ademildo entoou com a melodia de Roberto Carlos e composição própria, e aluna Isadora emocionou o vasto público.Diante dessas homenagens teve a estréia oficial da´equipe de mídia,que é um projeto novo da Escola Frei Policarpo,que cada um tem um cargo de acordo com o intelectuo próprio.Depois dessa novidade teve a entrega dos certificados e as fotografias,e adiante o COFFE-BREAK.


Esperamos que esses conhecimentos não se acabem,e sim se multiplique cada dia mais e que busquem o vencedor que mora dentro de você,para fazer o gool e ser o CAMPEÃO!